Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta, quando a gestação estiver a termo e a paciente entrar em trabalho de parto?

A
Parto vaginal sem episiotomia.
B
Parto vaginal com episiotomia.
C
Cesareana.
D
Parto vaginal com fórceps de alívio.
Na investigação de infecção congênita em um recém-nascido, a ultrassonografia transfontanelar demonstrou a presença de calcificações cerebrais periventriculares. Qual o diagnóstico mais provável?
A presença de placa fibrosa na albugínea do corpo cavernoso denomina-se:
Pedro, 2 anos de idade, chega ao PS com história de febre alta há 1 dia associada a vômitos e queda do estado geral, má perfusão periférica, sem sinais meníngeoas e sem déficits neurológicos focais e presença de petéquias em face e tronco. Realizada coleta de LCR por punção lombar, obtivemos o seguinte resultado de exame: 200 leucócitos por mm3, sendo 80% neutrófilos, proteinorraquia de 40 mg/dl e glicorraquia de 50 mg/dl. Em relação ao tratamento, o mais indicado é:
Qual das doenças abaixo NÃO apresenta relação com o coração?
Compartilhar