Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta, quando a gestação estiver a termo e a paciente entrar em trabalho de parto?

A
Parto vaginal sem episiotomia.
B
Parto vaginal com episiotomia.
C
Cesareana.
D
Parto vaginal com fórceps de alívio.
Qual a conduta imediata preconizada para um paciente que chega à emergência queixando-se de palpitação súbita há 25 minutos, encontrando-se taquicárdico (FC = 200 bpm), dispneico (FR > 30 ipm, presença de estertores em bases), sudorese fria, leve letargia e hipotenso (PA = 70/50 mmHg) com ECG mostrando quadro de Fibrilação Atrial?
Dentre os fatores listados abaixo, o mais importante para a eficácia da fototerapia no tratamento da hiperbilirrubinemia indireta em RNs é:
Os aspectos que ajudam a definir uma crise convulsiva febril benigna são:
Paciente com hemorragia intrauterina é submetida à aspiração por mola hidatiforme. Cessado o sangramento, o controle da ausência de atividade trofoblástica far-se á por:
Compartilhar