Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta de 38 anos, na décima sexta semana de gravidez, relatou perda sanguínea vaginal intermitente. A medida da altura do fundo uterino foi de 24 cm, os batimentos cardíacos fetais estavam inaudíveis ao sonar e a dosagem beta-gonadotrofina coriônica foi de 300.000Ul/ml. A causa provável do sangramento é:

A
incompetência istmo-cervical
B
infarto placentário
C
placenta elipsoide
D
mola hidatfiorme
E
âmnio nodoso
Os abscessos retroperitoneais podem ser classificados como primários, quando estão relacionados a uma disseminação hematogênica, ou secundários, quando relacionados a um quadro infeccioso num órgão adjacente. Qual dos itens abaixo representa a maior frequência relativa dos abscessos retroperitoneais quanto a sua etiologia?
Na questão a seguir, encontram-se afirmações sobre o tema proposto. Teste seu conhecimento escolhendo a alternativa que contenha 3 afirmações verdadeiras. Tema: Com relação à vacinação na infância. I- a vacina BCG protege contra as formas graves de infecções causadas pelo bacilo da tuberculose. II- infecções pelo rotavírus devem ser prevenidas com três doses da vacina monovalente humana. III- ao completar cinco anos de idade a criança deverá ter recebido cinco doses de vacina tríplice bacteriana. IV- a vacina pneumocócica 7-valente é preconizada para crianças maiores de 5 anos. V- em crianças com mais de cinco anos de idade deve-se aplicar a vacina contra o Haemophilus influenzae apenas nos casos em que existam fatores de risco conhecidos para a doença invasiva. VI- em crianças menores de 2 anos é recomendada a aplicação de 2 doses da vacina contra a febre amarela, com reforço a cada 10 anos. VII - a vacina dupla tipo infantil contem menores quantidades de toxóide diftérico que a dupla tipo adulto. VIII - crianças em tratamento com corticosteróides em doses elevados e por tempo prolongado não podem receber vacinas de vírus vivo. A alternativa que contém três afirmações corretas é:
Lígia, 22 anos, é atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maré com dor pélvica súbita e crescente e febre de 37,5°C. Última menstruação há 25 dias e vida sexual inativa há 2 meses. Traz ultrassonografia abdominal recente que mostra tumor anexial de 12cm de diâmetro, cístico e baixa perfusão à dopplerfluxometria. O diagnóstico provável é:
Considere que uma mulher de 46 anos de idade procurou avaliação médica por ter apresentado nódulo tireoidiano e surtos de palpitação, ansiedade, cefaleia e inquietação. Na investigação, foi diagnosticada neoplasia endócrina múltipla do tipo 2 (NEM-2). A respeito dessa endocrinopatia julgue o item seguinte. O feocromocitoma que ocorre em pacientes com NEM-2 tem sua localização quase sempre na medula adrenal e produz tipicamente epinefrina.
Compartilhar