Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta de 41 anos, sem pré-natal realiza exame sonográfico apresentando o seguinte laudo: Gestação tópica, única com biometria de cerca de 22 semanas; Placenta de inserção fúndica de espessura aumentada. Polidramnia moderada (ILA=24cm). Presença de ascite fetal. Ausência de alterações morfológicas detectáveis a essa idade gestacional. Exames laboratoriais realizados à emergência apresentarem o seguinte resultado: Tipo sanguíneo: A negativo; coombs indireto negativo; VDRL negativo. IgG e IgM para Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus negativos. Ecocardiografia fetal sem alterações. Os 2 diagnósticos mais compatíveis com o quadro apresentado são:

A
Anomalia cromossomial e mal formação do sistema nervoso central
B
Infecção congênita e anomalia cromossomial
C
Anomalia cromossomial e síndrome de anticorpo antifosfolipídeo
D
Mola parcial e Doença Hemolítica Perinatal
E
Doença Hemolítica Perinatal e síndrome de anticorpo antifosfolipídeo
A rinite é qualquer processo inflamatório da mucosa nasal. Quando ela é eosinofílica e mediada pela imunoglobulina IgE, é chamada rinite alérgica. Primeiramente, ela é promovida por um mecanismo de sensibilização e posteriormente é desencadeada por contatos subsequentes, através de uma resposta imune. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao realizar uma cirurgia de hérnia inguinal, o cirurgião encontrou um divertículo de Meckel dentro do saco herniário. Essa hérnia é denominada como:
Paciente apresentou hemorragia digestiva alta limitada, sem repercussões hemodinâmicas. Ele possui história pregressa de DRGE e correção de aneurisma de aorta abdominal realizada há um ano. EDA mostrou evidência de sangramento não ativo em quarta porção duodenal. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de:
Em um escolar com rinite persistente leve, podemos concluir que ele apresenta
Compartilhar