Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta de 41 anos, sem pré-natal realiza exame sonográfico apresentando o seguinte laudo: Gestação tópica, única com biometria de cerca de 22 semanas; Placenta de inserção fúndica de espessura aumentada. Polidramnia moderada (ILA=24cm). Presença de ascite fetal. Ausência de alterações morfológicas detectáveis a essa idade gestacional. Exames laboratoriais realizados à emergência apresentarem o seguinte resultado: Tipo sanguíneo: A negativo; coombs indireto negativo; VDRL negativo. IgG e IgM para Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus negativos. Ecocardiografia fetal sem alterações. Os 2 diagnósticos mais compatíveis com o quadro apresentado são:

A
Anomalia cromossomial e mal formação do sistema nervoso central
B
Infecção congênita e anomalia cromossomial
C
Anomalia cromossomial e síndrome de anticorpo antifosfolipídeo
D
Mola parcial e Doença Hemolítica Perinatal
E
Doença Hemolítica Perinatal e síndrome de anticorpo antifosfolipídeo
Você é médico da equipe 12 na UBS Vila Matilde. Uma família que mudou recentemente para a sua área adscrita vem à Unidade para uma primeira avaliação. O casal Denis e Lucimar e sua filha Maraisa de 17 anos, todos assintomáticos e com desejo de uma "avaliação de rotina". Denis, 48 anos, questiona sobre a necessidade de realizar o exame de toque retal para prevenir câncer de próstata. Nega queixas urinárias ou história familiar de câncer. Nesse caso, qual deve ser a sua orientação?
É de suma importância para o médico entender os efeitos que uma medicação pode ter sobre outra. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os efeitos que a nicotina tem sobre as medicações.
Homem trazido à emergência após acidente de trânsito queixava-se de dor cervical. A sensibilidade estava presente, mas nenhuma função motora mostrava-se preservada abaixo do nível neurológico de C6 (Frankel B). Além de garantir adequada ventilação e via aérea permeável, outras condutas devem ser adotadas. Considere as propostas abaixo. I – Investigação inicial da coluna cervical com radiografia simples e imobilização. II - Manutenção da pressão arterial média acima de 85 mmHg com expansores de volume ou fármacos vasoativos. III - Infusão de altas doses de metilprednisolona. Quais delas estão de acordo com o protocolo de manejo do trauma raquimedular cervical?
Paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica acelerada apresenta ao exame de fundo de olho:
Compartilhar