Primigesta de baixo risco gestacional, com 39 semanas de gestação, foi internada por se encontrar na fase ativa do trabalho de parto, com 5 cm de dilatação, apresentação cefálica no plano -1 de De Lee, bolsa íntegra e batimentos cardiofetais de 144 bpm. Que condutas devem ser adotadas?
A
Realizar enema glicerinado, instalar acesso venoso e realizar cardiotocografia.
B
Desaconselhar restrição ao leito, iniciar partograma e realizar ausculta intermitente dos batimentos cardiofetais.
C
Prescrever NPO, instalar acesso venoso e realizar tricotomia.
D
Recomendar a manutenção de decúbito lateral esquerdo, iniciar partograma e realizar amniotomia.
E
Pesquisar estreptococo do grupo B, desaconselhar restrição ao leito e iniciar partograma.
Outras questões
Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos.
A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:
Qual das alterações endócrino-metabólicas abaixo, pode ser considerada como efeito adverso associado ao uso crônico dos corticosteroides?
O(s) fator(es) materno(s) que está(ão) frequentemente relacionado(s) ao descolamento prematuro da placenta normoinserida é (são):
Qual a causa mais comum de púrpura não trombocitopênica na infância?