Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta é internada em trabalho de parto espontâneo com 4 cm de dilatação cervical. Após 3 horas de evolução, recebeu analgesia com bloqueio combinado raquiperidural, quando apresentava dilatação cervical de 7 cm. Após mais 3 horas, toque vaginal revela fino rebordo de colo uterino no lábio anterior, feto em apresentação cefálica com a sutura sagital alinhada no diâmetro ânteroposterior do estreito inferior, no plano +3 de De Lee, com batimentos cardíacos fetais basais de 105 bpm, chegando a 68 bpm em cada contração, com saída espontânea de líquido meconial espesso. No momento, a frequência de contrações espontâneas é 5 por minuto. Conduta indicada:

A
Administrar terbutalina subcutânea para diminuir a frequência de contrações uterinas, permitindo a reoxigenação fetal adequada entre as contrações, e aguardar a expulsão fetal espontânea.
B
Realizar cesárea de emergência, por laparotomia mediana, que possibilitará a extração fetal em poucos minutos.
C
Extração fetal imediata utilizando fórcipe para abreviação do período expulsivo.
D
Hidratação materna vigorosa e rápida com soro fisiológico, por acesso venoso calibroso, para inibir a produção hipofisária de ocitocina e assim adequar as contrações uterinas à vitalidade fetal.
E
Utilizar soro com ocitocina para aumentar a contratilidade uterina e acelerar o nascimento espontâneo; simultaneamente, melhorar a reserva fetal administrando-se oxigênio em máscara a 12 litros por minuto.
Dentre as recomendações gerais para a abordagem de pacientes com transtornos somatoformes, pode-se afirmar que:
Sobre neoplasias gástricas, analise as afirmações seguintes e assinale a alternativa correta: 1) São fatores de risco para o desenvolvimento de câncer gástrico: baixo consumo de gorduras e proteínas, tabagismo, classe social baixa, infecção pelo H. Pylori, sexo masculino e operação gástrica prévia. 2) Os sinais clínicos desenvolvem-se precocemente no curso do adenocarcinoma gástrico, fator que aumenta consideravelmente o número de casos tratados com ressecção endoscópica. 3) Linfomas MALT são comumente precedidos pela gastrite associada ao h. Pylori e são eficazmente tratados apenas pela erradicação da bactéria, em casos selecionados.
Quanto à cirurgia bariátrica podemos afirmar que:
Consideramos contratransferência:
Compartilhar