Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta é internada em trabalho de parto espontâneo com 4 cm de dilatação cervical. Após 3 horas de evolução, recebeu analgesia com bloqueio combinado raquiperidural, quando apresentava dilatação cervical de 7 cm. Após mais 3 horas, toque vaginal revela fino rebordo de colo uterino no lábio anterior, feto em apresentação cefálica com a sutura sagital alinhada no diâmetro ânteroposterior do estreito inferior, no plano +3 de De Lee, com batimentos cardíacos fetais basais de 105 bpm, chegando a 68 bpm em cada contração, com saída espontânea de líquido meconial espesso. No momento, a frequência de contrações espontâneas é 5 por minuto. Conduta indicada:

A
Administrar terbutalina subcutânea para diminuir a frequência de contrações uterinas, permitindo a reoxigenação fetal adequada entre as contrações, e aguardar a expulsão fetal espontânea.
B
Realizar cesárea de emergência, por laparotomia mediana, que possibilitará a extração fetal em poucos minutos.
C
Extração fetal imediata utilizando fórcipe para abreviação do período expulsivo.
D
Hidratação materna vigorosa e rápida com soro fisiológico, por acesso venoso calibroso, para inibir a produção hipofisária de ocitocina e assim adequar as contrações uterinas à vitalidade fetal.
E
Utilizar soro com ocitocina para aumentar a contratilidade uterina e acelerar o nascimento espontâneo; simultaneamente, melhorar a reserva fetal administrando-se oxigênio em máscara a 12 litros por minuto.
Com relação a abdome agudo, como apendicite aguda e divertículo de Meckel, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Uma mulher com o teste hormonal de gravidez negativo pode apresentar gravidez ectópica; ( ) A presença de apendicólitos (coprolitos), líquido e massa periapendicular são achados sugestivos de apendicite aos exames de ultrassom ou de tomografia; ( ) 60% dos tumores carcinoides ocorrem no apêndice e 0,03% das apendicectomias revelam a presença acidental de carcinoide; ( ) Se o tumor for maior que 2 cm ou envolver a base do apêndice, a hemicolectomia D é necessária; ( ) Divertículo de Meckel é resquício do conduto onfalomesentérico e pode conter mucosa gástrica ectópica. É encontrado em 2% da população, 2 feet (60 cm) acima da válvula ileocecal. Pode inflamar em 2% dos pacientes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Lactente, masculino, 33 dias de vida, é trazido para avaliação no Pronto Socorro Pediátrico devido vômitos alimentares, em jato, progressivamente mais intensos, com perda de peso intensa apesar de apetite voraz. Ao exame abdominal observa-se distensão epigástrica com ondas peristálticas visíveis, porém, dada a irritabilidade e agitação da criança, não foi possível a realização de palpação abdominal adequada. Diante do quadro clínico descrito, qual a hipótese diagnóstica inicial mais provável?
Paciente em sétimo dia de pós-operatório de tireoidectomia total, retorna à consulta ambulatorial referindo alteração de voz. A avaliação fonoaudiológica identificou dificuldade de emissão dos sons agudos. Esta complicação cirúrgica é decorrente de:
Logo após a indução da anestesia geral para redução de fratura de fêmur, um paciente sob ventilação mecânica apresenta queda progressiva no valor da capnometria. Qual é a causa mais provável?
Compartilhar