Primigesta, na 30ª semana procura a maternidade com queixa de perda de líquido pela vagina, há uma semana, e desconforto uterino há 12 horas. Temperatura axilar materna de 38,1ºC, pulso: 105 bpm, a ultrassonografia mostrou ILA de 3,2 cm, o leucograma evidenciou 17.200 leucócitos/mm³ e o teste de papel de nitrazina, positivo. Com esse quadro, além da antibioticoterapia, deve-se:
A
realizar cesariana.
B
iniciar indução do parto.
C
administrar uterolítico + corticosteroide.
D
adotar conduta expectante.
E
administrar antibiótico + uterolítico.
Outras questões
RN, sexo feminino, IG de 31 semanas (Ballard), AIG, nascido de parto cesáreo de mãe com DHEG, GI, PI, que fez pré-natal completo sem outras intercorrências, evolui com sofrimento respiratório progressivo. Com base nesse breve relato, a principal hipótese diagnóstica é:
Paciente masculino de 50 anos, internado para realização de cirurgia eletiva de revascularização do miocárdio. No sétimo dia de pós-operatório, inicia quadro de apatia, desorientação temporal, dificuldade de manter a atenção, choro fácil e inversão do ciclo sono-vigília. Passa a dizer que foi raptado e precisa voltar imediatamente para casa. Assinale a alternativa CORRETA.
A neuropatia periférica pode ser uma complicação pós-operatória na cirurgia bariátrica por deficiência de qual vitamina?
Com relação à angina de Vincent, assinale a alternativa incorreta.