Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta, na 30ª semana procura a maternidade com queixa de perda de líquido pela vagina, há uma semana, e desconforto uterino há 12 horas. Temperatura axilar materna de 38,1ºC, pulso: 105 bpm, a ultrassonografia mostrou ILA de 3,2 cm, o leucograma evidenciou 17.200 leucócitos/mm³ e o teste de papel de nitrazina, positivo. Com esse quadro, além da antibioticoterapia, deve-se:

A
realizar cesariana.
B
iniciar indução do parto.
C
administrar uterolítico + corticosteroide.
D
adotar conduta expectante.
E
administrar antibiótico + uterolítico.
Julgue o item, relativo a ética médica. No Brasil, o aborto voluntário ou provocado é considerado ato criminoso. Porém, em situações como a inexistência de outro meio de salvar a vida da gestante, a gravidez resultante de estupro ou a existência de malformações fetais incompatíveis com a vida, desde que confirmadas por exame ecográfico seriado, o procedimento pode ser considerado legal e não depende de ação judicial.
O aumento na incidência dos casos de carcinoma baso-celular está associado:
Lactente, com seis meses de idade, levado ao pronto-socorro pela mãe, com história de choro, palidez e hipoatividade. Ao exame, apresentava frequência cardíaca 240 bpm, pulsos filiformes e enchimento capilar > 3 segundos. Solicitado ECG com ausência de onda P e complexo QRS < 0,08 SEG. Qual hipótese diagnóstica e tratamento?
Lactente, com 11 meses de idade, negro, masculino, foi trazido ao pronto-socorro com febre e tosse há 3 dias, sendo diagnosticada broncopneumonia. O hemograma mostrou: Hb: 5,4/dl, Ht:14%, com hipocromia e microcitose, leucócitos de 19,000/mm³, com desvio à esquerda, plaquetas de 1,000,000/mm³, antecedentes pessoais: nasceu de termo com 2,320 gramas, recebeu leite materno até 3 meses, nunca apresentou outras intercorrências. A principal hipótese diagnóstica, além da broncopneumonia, é:
Compartilhar