Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta, na 30ª semana procura a maternidade com queixa de perda de líquido pela vagina, há uma semana, e desconforto uterino há 12 horas. Temperatura axilar materna de 38,1ºC, pulso: 105 bpm, a ultrassonografia mostrou ILA de 3,2 cm, o leucograma evidenciou 17.200 leucócitos/mm³ e o teste de papel de nitrazina, positivo. Com esse quadro, além da antibioticoterapia, deve-se:

A
realizar cesariana.
B
iniciar indução do parto.
C
administrar uterolítico + corticosteroide.
D
adotar conduta expectante.
E
administrar antibiótico + uterolítico.
O diagnóstico específico de perfuração do intestino grosso, em um paciente com ferimento abdominal, é definido:
Um paciente de 87 anos comparece ao hospital por comportamento agressivo. Paciente estava em casa, clinicamente bem, quando há um dia familiares referem alteração do comportamento, agressividade, fala desconexa e agitação psicomotora. O diagnóstico será dado mais provavelmente por:
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, diabética, em uso de hipoglicemiante oral, portadora de apneia do sono grave, vinha em acompanhamento endocrinológico por dois anos, com perda ponderal de 10 kg no primeiro ano e recuperação do peso, apesar de medidas dietéticas e farmacológicas. Ao exame físico, paciente com peso de 84 kg e altura de 1,50 m. Cintura de 112 cm, quadril de 106 cm. Em relação a esse caso, é CORRETO afirmar:
A insuficiência cardíaca é caracterizada por sintomas e sinais variados, o que a torna uma síndrome com apresentação clínica diversa. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta um sintoma ou sinal considerado como critério maior de Framingham.
Compartilhar