Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primípara, amamentando recém-nascido saudável, no terceiro dia pós-parto, sente-se fadigada, sem sono, chora fácil, questionando a sua capacidade de poder nutrir o recém-nascido e medo de não ficar atrativa para o marido. Está se alimentando bem e gosta muito do bebê. Diante desse quadro, o diagnóstico provável é de:

A
puerpério normal.
B
depressão puerperal.
C
psicose puerperal.
D
blues puerperal.
E
puerperal adinamia.
Homem de 60 anos, ex-pintor, tabagista 40 anos-maço apresenta hematúria intermitente e indolor há uma semana, com coágulos há um dia. A(s) principal(is) hipótese(s) diagnóstica(s) e o(s) exame(s) complementar(es) é(são):
Mulher de 50 anos, assintomática, com antecedente familiar de primeiro grau para câncer de mama, foi submetida à mamografia de rastreamento, na qual foram detectadas microcalcificações pleomórficas, numerosas e agrupadas em quadrante superior externo da mama direita. Para essa paciente, está indicado:
A peritonite primária ou espontânea, pode ocorrer sem uma fonte intra-abdominal óbvia de contaminação. Esta é mais frequente:
Paciente masculino, 45 anos, retorna para consulta após apendicectomia executada há cinco dias. Na avaliação você observa presença de secreção purulenta na cicatriz operatória. Na avaliação laboratorial por bacterioscopia foi relatada a presença de bacilos Gram negativos. Entre as alternativas abaixo assinale aquela que contem a bactéria causadora mais provável:
Compartilhar