Priscila tem 22 anos, gesta II/I, idade gestacional de 31 semanas e relato de um parto normal prematuro há três anos. Procura a emergência por apresentar cólicas frequentes que ficaram mais intensas nas últimas duas horas. Durante o exame você identifica BCF 140 bpm, 2 metrossístoles em 10' de 35”, tônus normal, ao toque colo dilatado 2,0 - 3,0 cm, bolsa íntegra cefálica. Diante deste exame você deve:
A
manter repouso por duas horas com hidratação e dar alta.
B
internar a paciente e prescrever antibiótico venoso.
C
prescrever uterolíticos via oral e liberar a paciente.
D
indicar tocólise venosa, corticoide e hidratação.
Outras questões
A cirurgia de escolha para a reconstituição biliodigestiva, após a ressecação do cisto de colédoco, é a:
Um recém-nascido (RN) a termo (Idade Gestacional = 37 semanas), nascido de parto cesárea, Apgar 8 (1o min) e 9 (5o min) inicia logo após o nascimento com taquipneia (FR=80 rpm) e gemência. O RX de tórax mostra hiperinsuflação pulmonar, infiltrado peri-hilar simétrico e presença de líquido nas cisuras interlobares (cisurite). O RN recebe oxigenioterapia e apresenta resolução clínica do quadro em três dias. O diagnóstico provável é:
Paciente do sexo masculino, com duas horas de evolução de hemiparesia à direita, associada à afasia de expressão, previamente hipertenso, em uso de enalapril 10 mg ao dia e hidroclorotiazida 25 mg ao dia, nega dislipidemia ou diabetes. Ao exame, apresenta-se com P. A. = 160/98 mmHg, força muscular grau 4- à direita e disfasia de expressão. Assinale a alternativa que contém a correta conduta a ser tomada.
Um paciente vítima de trauma abdominal fechado em razão de um acidente automobilístico (colisão automóvel vs. anteparo) chega ao hospital em choque grau 3 e é levado imediatamente ao centro cirúrgico para tratamento. Na laparotomia evidencia-se uma lesão hepática grau 4 e, durante o ato operatório, observa-se que o paciente se apresenta em hipotermia, acidose e coagulopatia. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta nesse caso. (MATTOX, F.; MOORE. Trauma. 4th ed. p. 907. 2000)