Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

<P>Sobre a Síndrome de Fournier PODEMOS AFIRMAR que: 1: Caracteriza-se por uma fasciite necrotizante na região genital, perineal ou perianal, com grave quadro toxêmico. 2: A infecção limita-se ao tecido da fáscia, não comprometendo músculos ou órgãos da região. 3: Apresenta alta morbimortalidade sendo uma das complicações mais temidas das cirurgias anorretais. 4: Na evolução surgem bolhas purpúreas e equimoses com sensibilidade cutânea local aumentada. 5: A crepitação local indica a formação de gás nos tecidos subcutâneos formados por bactérias aeróbias e anaeróbias. 6: A lesão evolui para gangrena de rápida progressão e na drenagem há saída de grande quantidade de secreção purulenta e inodora. Assinale a afirmativa correta. </P>

A
Todas as afirmações estão corretas.
B
As afirmações 1, 2, 3 e 4 estão erradas.
C
As afirmações 2, 3, 5 e 6 estão erradas.
D
As afirmações 1, 2, 3 e 5 estão corretas.
E
As afirmações 2, 3, 4 e 6 estão erradas.
Homem de 36 anos de idade é vítima de acidente automobilístico (colisão entre dois automóveis de passeio). Chega ao pronto-socorro de um hospital terciário imobilizado por colar cervical e com vias aéreas protegidas. No exame clínico, está hermodinamicamente estável. Pontuação na Escala de Coma de Glasgow: 15; Apresenta dor à palpação de flanco esquerdo. O resultado do FAST na sala de emergência é negativo. A tomografia computadorizada de abdome e pelve evidenciou volumoso hematoma peri-renal à esquerda e extravasamento de contraste na fase arterial. Qual é a conduta para o caso?
A terapia por pressão negativa (também conhecida como terapia com curativo a vácuo) trouxe um grande avanço no tratamento de feridas complexas. Qual dos pacientes abaixo apresenta uma contraindicação ao uso da terapia por pressão negativa?
Em consulta no ambulatório de cirurgia pediátrica a mãe refere que seu filho de 18 meses não apresenta o testículo esquerdo na bolsa escrotal desde o nascimento. Ao exame físico: testículo direito tópico e normotrófico, bolsa escrotal esquerda vazia e o testículo esquerdo não palpável na região inguinal. Qual o próximo passo a ser seguido?
Paciente de 72 anos comparece a unidade básica de saúde (UBS) queixando-se de sintomas do trato urinário baixo (disúria, aumento da frequência e jato fraco). Refere ser portador de diabetes tipo 2, hipertensão arterial crônica e hepatite C em atividade. O exame físico revelou próstata de aproximadamente 60 gramas, lisa e com consistência parenquimatosa. Neste momento quais exames devem ser solicitados?
Compartilhar