Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Puérpera, está no 3º dia pós-cesariana por óbito fetal intrauterino. Após exame clínico cuidadoso, os achados positivo são: temperatura axilar = 38 ºC, loquiação fisiológica, abdome flácido, leucograma = 14.500/mm³ , com neutrofilia e eosinopenia; artralgia e mialgia. Deve-se:

A
Introduzir tratamento sintomático e antibioticoterapia para abscesso mamário.
B
Introduzir analgésicos e antitérmico, os achados são fisiológicos.
C
Introduzir antibioticoterapia trata-se de infecção puerperal.
D
Colher sedimento urinário e urocultura, introduzir antibióticos.
E
Realizar curetagem uterina, para tratamento de endometrite e introduzir antibioticoterapia.
Criança de 3 anos, com história ou crises convulsivas, em uso regular de fenobarbital dá entrada no Pronto-socorro com convulsão tônico clônico generalizada de duração maior do que15 minutos, segundo relato dos pais. Mãe refere que a criança não recebeu as últimas 2 doses da medicação. Qual é a sequência adequada de condutas para esse caso?
Você recebe em seu consultório, acompanhado pelos pais, recém-nascido com sete dias de vida, encaminhado para sua primeira consulta de puericultura. Mãe refere que paciente foi diagnosticado, durante o pré-natal, portador da Síndrome de Down (SD) por translocação. Os pais foram avaliados e a mesma translocação foi encontrada no cariótipo materno. Os pais trazem diversas dúvidas sobre os resultados dos cariótipos. A respeito desse achado, você pode corretamente afirmar:
Homem, 59 anos, vai ao ambulatório de urologia com queixa de intensos sintomas urinários de esvaziamento há aproximadamente 2 anos, que vêm piorando progressivamente. Tem história de 2 prostatites agudas e 1 orquiepididimite no período e 3 episódios de hematúria macroscópica nos últimos 6 meses. Ao exame físico encontra-se afebril, com globo vesical palpável e toque retal com próstata aumentada, fibroelástica, lisa, sem nódulos e com sulcos e limites bem definidos. Traz exames laboratoriais, sendo relevantes: Urina I com 14.000 leucócitos = 10.000 hemácias, Urocultura negativa e PSA = 2,2 ng/ml, Creatinina = 2,4 mg/dl e ureia = 76 mg/dl. Na ultrassonografia identifica-se próstata de 66 g, bexiga com paredes espessadas e com trabeculações, sem lesões vegetantes, dilatação ureteropielocalicial bilateral moderada e resíduo pós-miccional de 230 ml. Qual a conduta apropriada?
Julgue o item seguinte, relativo às doenças de acometimento comum na população. O diagnóstico de rinite é essencialmente clínico.
Compartilhar