Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Puérpera submetida a cesariana há 7 dias vem apresentando picos febris diários. No 2° dia pós-operatório, iniciou tratamento para endometrite com gentamicina e clindamicina. No 4° dia, foi adicionada ampicilina. Há 48 horas, o esquema antibiótico foi substituído por cefoxitina associada a metronidazol. O estado geral é bom e os lóquios não estão mais fétidos desde o segundo dia do primeiro esquema antibiótico. A paciente vem amamentando sem dor. A ferida operatória não está alterada, e a ultrassonografia abdominal é normal. Qual a próxima conduta?

A
Adicionar aminoglicosídeo ao último esquema terapêutico
B
Solicitar ressonância magnética do abdômen
C
Indicar laparotomia exploradora
D
Indicar histerectomia puerperal
E
Adicionar heparina ao último esquema terapêutico
Um paciente com anemia normovolêmica, sem risco cardíaco significativo e sem perda sanguínea antecipada, pode ser operado com hemoglobina de:
Com relação ao tratamento da dor oncológica, qual afirmação a seguir é INCORRETA:
Você vai visitar em casa Sr. José de 94 anos. Ele vem apresentando tosse e emagrecimento há 1 mês. É hipertenso e está em uso regular de captopril com bom controle pressórico. Tabagista há 10 anos de meio maço/dia. Seus últimos exames de sangue demonstram uma elevação da creatinina sérica para 2,0mg/dl (valor máximo = 1,4). Seu exame clínico não apresenta anormalidades. I- Você solicita raio-x de tórax e pesquisa de BAAR no escarro e PPD, para investigar uma provável tuberculose; II- Avalia se a tosse pode ser pelo uso do I-ECA e o substitui por outra classe de anti-hipertensivo; III- No diagnóstico diferencial com tuberculose, suspeita de pneumonia, paracoccicidioidomicose e carcinoma pulmonar; IV- Solicita avaliação da depuração da creatinina. Estão corretas as afirmativas:
De acordo com os critérios do Center for Diseases Control (CDC) que foram adotados pelo Ministério da Saúde do Brasil, sem a realização de biópsia será possível fazer o diagnóstico de sífilis congênita confirmada no recém-nascido que apresentar:
Compartilhar