Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pulso paradoxal pode ser encontrado em todas as situações abaixo, EXCETO em:

A
Tamponamento cardíaco
B
Insuficiência aórtica
C
Asma brônquica
D
Enfisema pulmonar
E
Pericardite Constritiva
Um paciente apresenta um quadro de síndrome nefrótica. Na investigação, cursa com consumo do complemento. Qual das etiologias abaixo é a mais provável como causa da doença?
Você é chamado para examinar um RN a termo, com 48 horas de vida, em aleitamento materno exclusivo no alojamento conjunto. A mãe se queixa de intumescimento mamário e que seu filho chora muito e se mostra irritado. O exame físico é normal, embora o neonato esteja ictérico ++/4+ até zona II de Krammer e tenha perdido 8% do peso de nascimento. Assinale a alternativa que contém a MELHOR CONDUTA: Referência: MINISTÉRIO DA SAÚDE - Programa de Aleitamento Materno.
No sangramento abundante das lesões hepáticas grau V, podemos empregar uma manobra na tentativa de controlar ou diminuir a perda sanguínea do paciente. Essa manobra é executada colocando-se uma pinça vascular delicada através do forame de Winslow em direção à margem do ligamento hepatoduodenal. A denominação é dessa manobra é: (Referência: GAMA RODRIGUES, J. J.; MACHADO, M. C. C.; RASSLAN, S. - Clínica Cirúrgica FMUSP. Editora Manole 2008).
Duas semanas após a realização de uma colecistectomia laparoscópica, uma paciente de 30 anos apresenta-se ictérica. O exame ultrassonográfico do abdome revela leve dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas com imagem ecogênica produzindo sombra acústica localizada no colédoco distal. A melhor conduta nesse caso é:
Compartilhar