Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

<P>Um paciente, com 28 anos de idade, é hospitalizado por um quadro de tuberculose pulmonar grave. Iniciada terapia com isoniazida, rifampicina e pirazinamida e solicitada sorologia anti-HIV que foi positiva. Quatro semanas após o início da terapia para tuberculose, o paciente encontra-se estável clinicamente. A contagem de células CD4 foi de 45 células/mm³ e a carga viral (CV) => 55.000 cópias/ml pela técnica de RT-PCR. Um esquema antirretroviral aceitável seria: </P>

A
zidovudina + lamivudina + lopinavir/ritonavir.
B
zidovudina + nevirapina + atazanavir/ritonavir.
C
zidovudina + lamivudina + indinavir/ritonavir.
D
zidovudina + nevirapina + efavirenz.
E
zidovudina + lamivudina + efavirenz.
Paciente com síndrome do túnel do carpo, distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, costuma apresentar:
A vacina antipneumocócica está indicada em adultos que:
Paciente, três anos de idade, é levado à consulta com história de obstrução nasal há mais de 20 dias, eliminando secreção amarelada e fétida, acompanha anorexia, irritabilidade e febre. O estado geral é bom, nota-se conjuntivite purulenta à esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Recém-nascido pré-termo, apgar de 9 no 1º min e 10 no 5º min, desenvolve taquipneia com 3 horas de vida. Ao exame taquipneico, sem tiragem, FR de 98 inc/mim, saturação de O2: 98%, em ar ambiente. RX de tórax mostra infiltrado linear a partir dos hilos, silhueta cardíaca normal. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar