Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

<P>Uma mulher de 31 anos apresenta quadro clínico sugestivo de pielonefrite. Sedimento urinário mostrou piúria e a urocultura crescimento de 10³ unidades formadoras de colônia/ml de Proteus mirabilis. A presença deste germe faz suspeitar de: </P>

A
Presença de cálculo renal.
B
<P>Foco infeccioso extraurinário.</P>
C
Contaminação da amostra.
D
<P>Fístula retovesical.</P>
Comparece em sua unidade uma gestante de 32 semanas buscando aconselhamento, pois o ultrassom pré-natal do primeiro trimestre evidenciou gastrósquise, no feto. Nas ultrassonografias de controle, notam-se alças intestinais não recobertas por membranas, com ausência de dilatações, exteriorizadas em relação à parede abdominal anterior associado a sinais de crescimento intra-uterino restrito. Dentre as alternativas, indique aquela que corresponde a MELHOR CONDUTA a ser tomada, neste momento.
São características da insuficiência renal aguda pré-renal:
Mulher, 48 anos, após tratamento dentário passou a queixar-se de dor e abaulamento cervical submandibular direita. Ao exame apresenta trismo e massa de limites imprecisos com cerca de 6cm de diâmetro sem pontos de flutuação. A tomografia computadorizada confirmou o diagnóstico de abscesso cervical profundo e presença de ar dissecando os tecidos do pescoço, tendo sido iniciado antibioticoterapia. Considerando o diagnóstico, qual deverá ser a conduta adotada?
Paciente, com 29 anos de idade, procura o pronto-socorro local em virtude de queimadura com água quente na coxa direita, ocorrida há 10 minutos enquanto preparava café. Queixa-se de dores no local da queimadura. Informa ter dado a luz há dois anos e o cartão de acompanhamento da gestante mostra que todo o esquema vacinal foi realizado adequadamente. A paciente está consciente, orientada, eupneica, hidratada, normocorada e afebril, Frequência cardíaca = 79bpm, Pressão arterial = 120x80mmHg. Ao exame local apresenta flictenas, eritema e edema em face anterior de coxa direita. Qual a conduta para o caso descrito?
Compartilhar