Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Quais as classes de drogas mais indicadas na terapia da disfunção assintomática do ventrículo esquerdo?

A
Betabloqueadores e inibidores da ECA.
B
Inibidores da ECA e digitálicos.
C
Diuréticos e antagonistas da aldosterona.
D
Diuréticos e inibidores da ECA.
E
Não se indica terapia medicamentosa para a disfunção ventricular assintomática.
Paciente do sexo masculino, 55 anos, proveniente do interior do Amazonas, procura o ambulatório médico com queixa de "olhos amarelos". Apresenta história de icterícia progressiva com evolução de cerca de 2 meses, associada a mal estar geral, fraqueza e prurido. Refere ter perdido 18 kg no período, já que tinha muitos vômitos e apresentava plenitude pós-prandial quando ingeria sólidos. Queixa, ainda, dor no dorso de moderada intensidade. Ao exame físico apresentava-se ictérico ++++/4, emagrecido, desidratado, com abdome plano, flácido, com massa palpável indolor em HD. Referente ao diagnóstico do caso acima, assinale a alternativa correta:
Lactente de 5 meses tem apresentado cianose de mucosas labial e lesões ingueais, piorando com choro e durante as mamadas. Ao exame físico: eupneico, cianose perilabial, eutrófico, precordio calmo. Sopro sistólico rude em borda esternal esquerda sem irradiações. Radiografia de tórax ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado. Qual a cardiopatia congênita mais provável?
A dor difusa é um sintoma muito comum na prática diária do clínico geral e do reumatologista. Muitos destes pacientes possuem fadiga severa, sono não restaurador e desordens funcionais viscerais que podem caracterizar a fibromialgia. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:
Um paciente com anemia normovolêmica, sem risco cardíaco significativo e sem perda sanguínea antecipada, pode ser operado com hemoglobina de:
Compartilhar