Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Reumatologia

Quais dos sinais abaixo caracterizam, segundo os critérios de Jones, o diagnóstico de febre reumática, numa criança com infecção estreptocócica prévia?

A
Eritema marginado, coreia, febre.
B
Febre, artralgia, alargamento do espaço PR no eletrocardiograma.
C
Febre, alteração das provas inflamatórias da fase aguda, alargamento do espaço PR.
D
Eritema marginado, cardite.
E
Nódulos subcutâneos, febre.
Uma criança com cetoacidose diabética apresenta: glicemia 500 mg/dL; sódio sérico 126 mEq/L; potássio sérico 4 mEq/L; cloro 80 mEq/L; ureia 16 mEq/L; e HCO3 6 mEq/L. A conduta inicial mais apropriada nesse caso é:
Quanto à leucemia mieloide crônica (LMC) com cromossomo Philadelphia positivo, assinale a alternativa CORRETA:
Em uma consulta de rotina, com o paciente sentado e com um minuto de intervalo entre cada medida, são obtidas as seguintes medidas de pressão arterial: Primeira medida - 170/100 mmHg; Segunda medida - 160/100 mmHg; Terceira medida - 165/95 mmHg. Nesta situação, o médico deve:
Criança de 6 anos com história de febre há 5 dias e tosse há 3 semanas. Há relato de ter ido passear na casa da tia em Friburgo há mais ou menos 1 mês atrás. Ao exame apresenta queda do estado geral, palidez cutâneo mucosa ++/4, taquipneia, FR=53irpm e crepitação em ambas as bases pulmonares. A hipótese diagnóstica diante do quadro com respectiva conduta para elucidá-la é:
Compartilhar