Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Quais os marcos anatômicos de impactação de cálculos urinários em seu trajeto pelos ureteres?

A
Junção uretero-piélica / cruzamento com os vasos ilíacos / junção uretero-vesical.
B
Infundíbulos caliciais / abertura óssea da pelve / terço distal dos ureteres.
C
Pelve renal / cruzamento com os vasos gonadais / trígono vesical.
D
Terço proximal dos ureteres / cruzamento com os vasos gonadais /terço distal dos ureteres
E
Infundíbulos caliciais / compressão das artérias mesentéricas / trígono vesical.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico clínico da trombose venosa profunda (TVP) aguda:
Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?
Sobre o exantema súbito, considere as afirmativas a seguir. I. A febre costuma ser baixa e ocorre após o aparecimento do rash maculopapular. II. Crianças podem apresentar convulsão febril durante o quadro. III. É causado pelos vírus Herpes 6 e 7. IV. Os vírus podem provocar recidiva.
Uma menina de 12 anos de idade com repetidas crises de faringite estreptocócica desenvolveu outro episódio de amigdalite. O teste rápido para Estrepto foi positivo e foi iniciado ampilicilina oral, a primeira dose no consultório. Uma hora mais tarde, ela desenvolveu uma sensação estranha e um formigamento perilabial. Em seguida, ficou apreensiva, com dificuldade de deglutir e manifestando voz rouca. Na chegada ao pronto-socorro, a criança apresentava urticária gigante e mostrava os seguintes sinais vitais: Pulso 130bpm, FR32, PA 70/30, temperatura axilar 37,5°C. Qual dos abaixo é mais apropriado para o caso?
Compartilhar