Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Quais os resultados da Revascularização do Miocárdio (RVM) em mulheres e em pacientes com insuficiência renal? ( ) nos dados do National Cardiovascular Network, a mortalidade hospitalar foi semelhante em relação aos homens. ( ) as mulheres tiveram menos complicações pós-operatórias que os homens. ( ) o sexo feminino é um fator de risco para a morbidade e mortalidade após RVM. ( ) nos pacientes com insuficiência renal crônica dependentes de hemodiálise, a RVM demonstrou resultados equivalentes a ACTP. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
F-F-V-F
B
F-V-V-F
C
V-V-F-V
D
V-V-V-F
E
F-F-F-V
Paciente de 60 anos, sem comorbidades prévias, no quinto dia de pós-operatório de gastrectomia parcial por tumor gástrico de antro com reconstrução a BII, evolui com febre, dispneia, distensão e dor à descompressão brusca do abdome. O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Um paciente de 60 anos é submetido a uma cistectomia radical, com linfadenectomia pélvica difícil, sangramento intraoperatório e necessidade de transfusão de quatro unidades de concentrado de hemáceas. Cinco horas após, o cirurgião é chamado ao centro de recuperação, devido a sangramento importante pelo dreno e pela incisão. Os exames revelam tempo de protrombina, tempo de tromboplastina parcial e de sangramento normais. Os produtos de degradação da fibrina não estão elevados, o fibrinogênio sérico está diminuído, e a contagem de plaquetas é de 65.000/mm³. Provável causa desse sangramento:
As principais características da Síndrome de West são:
Carla tem 13 anos e chega ao ginecologista acompanhada de sua mãe, Eduarda, devido à irregularidade menstrual. Informa a menarca aos 11 anos permanecendo em seguida, 5 meses sem menstruar. Atualmente seus ciclos variam entre 21 e 45 dias, com duração entre 3 e 10 dias. O seu exame físico é compatível com a idade e os exames hematimétricos encontram-se normais. O diagnóstico mais provável de Carla é:
Compartilhar