Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Quais são os exames de rotina que devem ser solicitados no pré-natal de baixo risco?

A
Glicemia de jejum, parasitológico de fezes, sorologia para rubéola e citomegalovírus, VDRL, sumário de urina, ultrassonografia, tipagem sanguínea, eletroforese das hemoglobinas, sorologia para HTLV e hemograma.
B
Sumário de urina (se possível, também a urocultura), VDRL, tipagem sanguínea, anti-HIV, glicemia de jejum, ultrassonografia, sorologia para hepatite B, colpocitologia oncótica e hemograma.
C
Sorologia para toxoplasmose e rubéola, anti-HIV, parasitológico de fezes, hemograma, colpocitologia oncótica e sumário de urina (se possível, também a urocultura) e ultrassonografia.
D
Sorologia para Hepatite B, toxoplasmose, citomegalovírus e rubéola, urocultura, glicemia de jejum e tipagem sanguínea, VDRL e parasitológico de fezes.
E
Anti-HIV, sorologia para citomegalovírus e Hepatite B, eletroforese das hemoglobinas, hemograma, parasitológico de fezes, sumário de urina (se possível, urocultura), ultrassonografia e tipagem sanguínea.
Em paciente com quadro de oclusão arterial aguda, a inviabilidade do membro isquêmico é caracterizada por:
Paciente sexo masculino, com 21 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro após acidente automobilístico, apresentando pressão arterial 120 X 80 mmHg, pulso de 80 bpm. Diagnosticada fratura da bacia, uretrorragia e hematoma perineal, sem outras lesões. A uretocistografia revelou lesão completa de uretra membranosa. Qual a melhor conduta?
Paciente do sexo masculino, com 53 anos de idade, com diagnóstico de varizes de esôfago há 3 anos por hipertensão do portal de etiologia esquistossomótica, deu entrada no pronto-socorro, com história de vômitos com sangue em grande quantidade há 1 hora. Ao exame, pressão arterial = 70 x 40 mmHg, pulso fino de 120 bpm, pele fria, sudorese e confusão mental. Qual a melhor conduta?
Nódulos de Heberden e Bouchard são característicos de:
Compartilhar