Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Quais são os exames de rotina que devem ser solicitados no pré-natal de baixo risco?

A
Glicemia de jejum, parasitológico de fezes, sorologia para rubéola e citomegalovírus, VDRL, sumário de urina, ultrassonografia, tipagem sanguínea, eletroforese das hemoglobinas, sorologia para HTLV e hemograma.
B
Sumário de urina (se possível, também a urocultura), VDRL, tipagem sanguínea, anti-HIV, glicemia de jejum, ultrassonografia, sorologia para hepatite B, colpocitologia oncótica e hemograma.
C
Sorologia para toxoplasmose e rubéola, anti-HIV, parasitológico de fezes, hemograma, colpocitologia oncótica e sumário de urina (se possível, também a urocultura) e ultrassonografia.
D
Sorologia para Hepatite B, toxoplasmose, citomegalovírus e rubéola, urocultura, glicemia de jejum e tipagem sanguínea, VDRL e parasitológico de fezes.
E
Anti-HIV, sorologia para citomegalovírus e Hepatite B, eletroforese das hemoglobinas, hemograma, parasitológico de fezes, sumário de urina (se possível, urocultura), ultrassonografia e tipagem sanguínea.
Lucinha, 10 meses, com quadro de diarreia, um episódio de vômito e desidratação leve, compareceu ao posto de saúde. Sua mãe já estava medicando a criança com elixir paregórico, metoclopramida, mantendo o aleitamento materno junto com o soro de reidratação oral e queria iniciar, imediatamente, hidratação venosa. O pediatra, no entanto, afirmou que apenas uma dessas opções estava CORRETA. Por favor, marque-a:
Paciente de 15 anos de idade, sexo masculino, durante uma evacuação na escola, notou sangramento retal. A colonoscopia revelou incontáveis pólipos no cólon e no reto e o laudo histopatológico da biopsia de um destes pólipos confirmou pólipo adenomatoso. O pai dele morrera aos 54 anos devido a um sangramento retal. A conduta mais apropriada, neste caso, é:
Uma criança de 8 anos de idade sofre um ferimento perfurante plantar com prego enferrujado. A mesma recebeu 3 doses da vacina DTP no primeiro ano de vida, 1 dose aos 15 meses e uma dose aos 5 anos. Que conduta deve ser adotada para profilaxia do tétano nesse caso?
No manejo do traumatismo craniano grave em pediatria a craniectomia descompressiva deve ser considerada para o tratamento de pacientes com inchaço difuso e hipertensão intracraniana (HIC) refratária ao tratamento clínico. A cirurgia pode ser considerada na situação de:
Compartilhar