Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quais são os principais sinais e sintomas de infecção do trato urinário nos recém nascidos?

A
Febre, choro ao urinar, retenção urinária
B
Febre, agitação e icterícia
C
Hipotermia, dificuldade de sucção, letargia
D
Polaciúria, náuseas e febre
Mulher de 55 anos, etilista de longa data, é admitida na enfermaria da clínica médica com diagnóstico de pneumonia lobar. A paciente apresentou melhora após 36 horas de internação, basicamente com hidratação adequada e antibioticoterapia parenteral. Porém, evoluiu com importante agitação, confusão mental, dor torácica e alucinações caracterizadas por cobras e aranhas rastejando pelas paredes e balões amarrados na sua cabeceira. Ao exame físico: PA de 170 x 100 mmHg; pulso de 140 bpm e sudorese importante. Isso considerado, a paciente deve ser tratada com:
Uma criança, do sexo masculino, pesando 3 Kg, nascida de parto normal, Apgar 9/10, exame físico normal, alimentada nas primeiras horas de vida com leite materno, sugou bem. No segundo dia de vida, foi notada equimose na nádega direita, foram observadas também diversas evacuações sanguinolentas. O teste de Apt demonstrou que o sangue não era materno e sim do recém-nascido. O tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina eram acentuadamente prolongados, a contagem de plaquetas foi 250.000. Qual é o diagnóstico mais provável?
A acatisia é um efeito colateral comumente associado ao uso de fármacos:
Todos os parâmetros clínicos abaixo são considerados preditores de ruptura de Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA), exceto um. Assinale-o:
Compartilhar