Qual a causa mais comum de infiltrado pulmonar em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico?
A
pneumonite lúpica
B
congestão circulatória central
C
infecção
D
infiltrado eosinofílico agudo
E
reação a fármacos
Outras questões
Você atende na emergência uma criança de 24 meses de idade com convulsão febril clinicamente bem caracterizada. Para afastar a possibilidade de infecção do sistema nervoso central, a decisão de realizar punção lombar está CORRETA em qual das situações abaixo?
Adolescente de 13 anos, sexo feminino, portador de estenose aórtica congênita leve, vai ser submetido a procedimento dentário invasivo. Neste caso, está indicada a profilaxia com:
Uma mulher de 57 anos de idade, portadora de litíase biliar diagnosticada há 12 anos por ultrassonografia abdominal, tem antecedentes de três episódios sugestivos de colecistite aguda tratados clinicamente. Não tem outras comorbidades. Submetida à ultrassonografia abdominal há cerca de duas semanas, em decorrência de novo quadro de dor abdominal em cólica, o exame mostrou, além de vários cálculos pequenos no interior da vesícula, placas opacificando os contornos da parede, sugerindo "vesícula em porcelana". Qual a conduta mais indicada nesse caso?
A tétrade clássica ou tétrade de Sabin da toxoplasmose congênita é constituída de: