Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Qual a causa mais comum de infiltrado pulmonar em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico?

A
pneumonite lúpica
B
congestão circulatória central
C
infecção
D
infiltrado eosinofílico agudo
E
reação a fármacos
Uma mulher de 42 anos esta sendo tratada com corticosteroides por causa de exacerbação de púrpura trombocitopênica imune. Depois de dois dias de tratamento com esteróides por via intravenosa, ela tem tosse, febre e sudorese noturna. Qual das seguintes é a localização mais provável da tuberculose?
Uma mulher com 28 anos queixa-se de sangramento excessivo na gengiva e tem petéquias. Não há adenopatia no pescoço. A radiografia de tórax mostra aumento de mediastino sem lesões pulmonares. Qual das seguintes é a etiologia mais provável?
Paciente do sexo feminino, 28 anos, HIV positivo, dirige-­se a emergência devido à dor de cabeça insuportável. Na semana passada, apresentou déficit funcional motor leve do lado direito. Logo após sua admissão, apresentou quadro motor compatível com epilepsia. Exame físico: Sinais vitais normais, ausência de rigidez na nuca, hemiparesia direita e afasia. Fundo de olho apresenta edema de papila. Qual o diagnóstico provável?
Paciente candidato à cirurgia eletiva, hipertenso controlado com betabloqueador e bloqueador de canal de cálcio. Qual a conduta apropriada no pré-­operatório?
Compartilhar