Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, com 48 anos de idade, G4P2A2, submetida à histerectomia subtotal, há 8 anos, por miomatose uterina com história de sinusorragia há 4 meses e há 15 dias vem apresentando sangramento vaginal persistente e dor pélvica. Ao exame, notou-se bom estado geral, descorada +/4+, tórax e abdome normais. No exame especular notou-se a presença do colo uterino, vagina normal e o orifício externo não estava individualizado pela presença de lesão irregular e sangramento. Ao toque, o corpo uterino não é palpável e o colo é doloroso à mobilização. No toque retal, a mucosa é lisa, o paramétrio esquerdo está irregular e doloroso, sendo que a irregularidade atinge a parede óssea da pelve. Existe encurtamento do paramétrio direito. Qual das alternativas indica a suspeita diagnóstica, o exame para confirmação e o tratamento?

A
Câncer de colo uterino - biópsia da lesão, quimioterapia e radioterapia.
B
Câncer do colo uterino - colposcopia com biópsia dirigida e conização.
C
Cervicite aguda com parametrite - cultura e antibioticoterapia de amplo espectro.
D
Câncer de colo uterino avançado - biópsia da lesão e cirurgia radical e radioterapia.
Você é chamado à UTI para avaliar uma paciente feminina, de 58 anos, internada por quadro de cetoacidose diabética após perda de 80% da massa pancreática por quadro prévio de pancreatite necro-hemorrágica. No momento, a paciente apresenta-se lúcida e orientada, hipocorada 1+/4, eupneica e afebril. FC 102 bpm, FR 22 mrpm, PA 130/80 mmHg, SO2 99% em ar ambiente. A paciente refere dor de início súbito em braço esquerdo, em local de compressão pelo bracelete do esfigmomanômetro, com início há cerca de 4 horas. Também refere parestesia e diminuição de temperatura em mão esquerda, na qual se observa palidez importante. Os pulsos braquial, radial e ulnar esquerdos estão ausentes. O exame do membro superior direito e membros inferiores não apresenta alterações. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
Em uma consulta de rotina, a mãe relata ter presenciado um sobrinho de 3 anos tendo uma convulsão febril. Ela pergunta o que fazer se o filho dela apresentar quadro semelhante e qual o risco de morte. Assinale a resposta CORRETA:
Em qual das situações abaixo o exame do cariótipo provavelmente NÃO ajudará no esclarecimento do diagnóstico?
A cal sodada, existente nos circuitos de aparelhos de anestesia, tem a função de:
Compartilhar