Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Qual a conduta em relação a um indivíduo que nunca tomou vacinas antirrábicas anteriormente e apresenta mordedura na superfície palmar da mão direita, provocada por um gato desconhecido?

A
Três doses de vacina de cultivo celular nos dias 0, 5 e 8 e soro antirrábico.
B
Cinco doses de vacina de cultivo celular nos dias 0, 3, 10, 21 e 28.
C
Cinco doses de vacina de cultivo celular nos dias 0, 3, 7, 14 e 28 e soro antirrábico.
D
Três doses de vacina de cultivo celular nos dias 0, 3 e 10 e soro antirrábico.
No manejo da Tuberculose devemos considerar que
<P>Paciente de 70 anos, masculino, foi admitido com quadro de tosse produtiva com catarro amarelado, dispneia aos mínimos esforços e prostração há 7 dias. História pregressa de ser bronquítico crônico há 20 anos, devido ao hábito de fumar. Foi tabagista por 30 anos e só parou de fumar após diagnóstico da bronquite. Nega outras comorbidades e uso de medicamentos. Ao exame encontrava-se: dispneico, acianótico, hidratado, afebril (TAX de 37°C). Ap. cardíaco: RCR2T sem sopros. PA: 130 x 75 mmHg FC: 98 bpm. AR:MV diminuído globalmente com estertores em bases mais audíveis em base esquerda, associado a roncos difusos. Abdome: sem visceromegalias. Neurológico: lúcido, orientado no tempo e no espaço, pupilas isocóricas e fotorreagentes, sem déficit motor. Extremidades: sem edema. Após 48 horas da admissão e tratamento instituído, o paciente evoluiu com quadro de desorientação psicomotora, alternando agitação com sonolência. Alteração do ciclo sono-vigília, associado a déficit de atenção e períodos de alucinação visual. No exame neurológico, mantinha-se com pupilas isocóricas e fotorreagentes e sem déficit motor. Com relação a esse caso, é correto afirmar:</P>
No atendimento à sala de parto de recém-nascido banhado em mecônio fluido e apresentando apneia, bradicardia e cianose generalizada, a conduta imediata a ser realizada é:
Na questão a seguir, encontram-se afirmações sobre o tema proposto. Teste seu conhecimento escolhendo a alternativa que contenha 3 afirmações verdadeiras. Tema: Com relação à vacinação na infância. I- a vacina BCG protege contra as formas graves de infecções causadas pelo bacilo da tuberculose. II- infecções pelo rotavírus devem ser prevenidas com três doses da vacina monovalente humana. III- ao completar cinco anos de idade a criança deverá ter recebido cinco doses de vacina tríplice bacteriana. IV- a vacina pneumocócica 7-valente é preconizada para crianças maiores de 5 anos. V- em crianças com mais de cinco anos de idade deve-se aplicar a vacina contra o Haemophilus influenzae apenas nos casos em que existam fatores de risco conhecidos para a doença invasiva. VI- em crianças menores de 2 anos é recomendada a aplicação de 2 doses da vacina contra a febre amarela, com reforço a cada 10 anos. VII - a vacina dupla tipo infantil contem menores quantidades de toxóide diftérico que a dupla tipo adulto. VIII - crianças em tratamento com corticosteróides em doses elevados e por tempo prolongado não podem receber vacinas de vírus vivo. A alternativa que contém três afirmações corretas é:
Compartilhar