Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.

A
A osteoartrite é mais comum em mulheres que em homens e essa diferença de prevalência aumenta com a idade.
B
Na osteoartrite tem-se acometimento frequente de punhos, cotovelos e tornozelos.
C
As osteoartrites de mão apresentam grande sintomatologia dolorosa, implicando incapacidade laborativa do paciente.
D
A incidência de osteoartrite não apresenta boa correlação com a idade do indivíduo.
E
Devido à melhoria do atendimento médico, tem-se observado diminuição na prevalência da osteoartrite.
Sinal de Cullen, dor abdominal e sinal de Grey-Turner, levantam a hipótese diagnóstica de qual doença?
Paciente do sexo masculino, 18 anos, previamente hígido, observou há alguns dias o aparecimento de pequena área avermelhada e endurada em torno de um folículo piloso na região cervical anterior. Relata que com o passar do tempo, a lesão evoluiu para nódulo inflamatório saliente, duro, doloroso e de maior tamanho. Ao exame, observa-se área de celulite adjacente ao nódulo e no seu ápice nota-se a presença de área de necrose de pele, por onde se observa eliminação espontânea de secreção purulenta. Relata hiporexia e febre nos últimos 2 dias. Em relação a essa infecção bacteriana, é CORRETO afirmar:
A comunicação interventricular é a cardiopatia congênita mais comum. A doença pode evoluir com fechamento espontâneo, hipertensão pulmonar ou estenose pulmonar. No fechamento espontâneo e na hipertensão pulmonar há o desaparecimento do sopro. Qual o sinal clínico que melhor diferencia estas duas evoluções?
A mastocitose é doença caracterizada pela proliferação e subsequente acúmulo de mastocitos na pele e/ou em outros órgãos e tecidos. Sobre essa doença, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar