Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Qual a deficiência vitamínica no lactente caracterizada por neurite periférica, convulsões, dermatite e anemia?

A
Deficiência niacina.
B
Deficiência B1 (Tiamina).
C
Deficiência B12 (Biotina).
D
Deficiência vitamina B6 (Piridoxina).
E
Deficiência vitamina D.
Podemos considerar uma contraindicação absoluta à colecistectomia videolaparoscópica:
<P>Um paciente de 14 anos apresentou febre alta de início súbito há cinco dias, acompanhada de dores musculares. Evoluiu com intensa icterícia e oligoanúria. Está lúcido e cooperativo. Nota-se uma hemorragia subconjuntival. O restante do exame físico não tem alterações. Está normotenso. Os resultados laboratoriais são: TGO (AST) = 162 U/L; TGP (ALT) = 133 U/L; ureia = 260 mg% e creatinina = 5 mg%. O hemograma mostra 17 mil leucócitos, com desvio para a esquerda. A radiografia de tórax é normal. O diagnóstico mais provável é o de:</P>
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
A febre reumática é uma doença inflamatória desencadeada a partir de infecções causadas pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A em indivíduos geneticamente predispostos. Os critérios de Jones (manifestações maiores e menores) foram criados para aumentar a especificidade do diagnóstico desta patologia, que é eminentemente clínico. Assinale a alternativa que contenha somente as manifestações maiores:
Compartilhar