Qual a droga de escolha para tratamento das tromboses venosas profundas?
A
Penicilina
B
Heparina
C
Aspirina
D
Anti-inflamatórios não hormonais
E
Anti-inflamatórios hormonais
Outras questões
Na avaliação rotineira de uma menina de um ano de idade é percebida uma palidez cutaneomucosa importante (+++/4+). Ela está no percentil 75 de peso e no percentil 25 de comprimento para idade. O exame físico não apresenta outras alterações. Um hemograma evidencia um hematócrito de 32%. A questão mais útil na definição do diagnóstico é:
A dosagem de FSH sérico, no 3º dia do ciclo menstrual, avalia a reserva:
Lactente de nove meses é levado à Unidade Básica de Saúde devido a um quadro de vômitos que se iniciou no dia anterior e de diarreia com seis evacuações líquidas hoje, juntamente com febre e inapetência no mesmo período. A mãe nega muco ou sangue nas fezes e refere que seu filho também está “gripado”. O médico ao consultar a Caderneta da Criança observa que somente foram realizadas as vacinas do primeiro mês, conforme a recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde (PNI/MS). No exame físico, o paciente encontra-se pálido, irritado, com sede, mucosas secas, olhos fundos, pulsos finos e elasticidade da pele diminuída, abdômen levemente distendido com ruídos hidroaéreos hipercinéticos, sem dor ou organomegalias à palpação enquanto que, o restante do exame, não mostra outras alterações. Baseado nessas informações, qual o provável agente etiológico do quadro acima e qual a conduta, de acordo com o Ministério da Saúde?
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as alterações do líquor com os respectivos agentes etiológicos na meningite em crianças.
Alterações no líquor
(1) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose normal ou aumentada.
(2) Leucócitos aumentados com predomínio de linfomonócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída.
(3) Leucócitos aumentadas com predomínio de polimorfonucleares; Proteínas variavelmente aumentadas; Glicose diminuída.
(4) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída.
Agente Etiológico
( ) Bacteriano.
( ) Viral.
( ) Micobacterium tuberculosis.
( ) Fúngico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é: