Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Qual a droga de escolha para tratamento das tromboses venosas profundas?

A
Penicilina.
B
Heparina.
C
Aspirina.
D
Anti-inflamatórios não-hormonais.
E
Anti-inflamatórios hormonais.
Paciente de 52 anos, nascido e morador em Curitiba-PR, com história de hipertensão com controle irregular, apresenta 8 meses de evolução de dispneia aos esforços, inicialmente aos grandes esforços, evoluindo para dispneia aos médios esforços e ortopneia. Ao exame, apresenta-se com pressão arterial de 152/80 mmHg, ausculta pulmonar com bolhosos finos em bases e desvio do ictus para a esquerda. Em relação ao quadro apresentado pelo paciente, assinale a alternativa que contém apenas exames necessários à investigação inicial.
Paciente de 54 anos apresenta-se com aumento de volume abdominal, com seis meses de evolução, associado à fadiga. Há uma semana tem dor abdominal difusa. Ao exame, apresenta-se hipocorado, pipartote e macicez móvel positivos, com abdome tenso. Realizou paracentese de alívio, a qual evidenciou líquido amarelo citrino, com 540 leucócitos/mm³, 52% de polimorfonucleares, albumina de 1 g/dl, LDH de 113 U/l. Exames séricos apresentaram: albumina: 2,6 g/dl, LDH de 120 U/l. Assinale a alternativa que contém diagnóstico e conduta adequados para o caso mencionado. (RUNYON, B. A., Hepatology, 2009. v. 49, n. 6, p. 2.087-2.107)
Paciente do sexo masculino, com duas horas de evolução de hemiparesia à direita, associada à afasia de expressão, previamente hipertenso, em uso de enalapril 10 mg ao dia e hidroclorotiazida 25 mg ao dia, nega dislipidemia ou diabetes. Ao exame, apresenta-se com P. A. = 160/98 mmHg, força muscular grau 4- à direita e disfasia de expressão. Assinale a alternativa que contém a correta conduta a ser tomada.
Um paciente vítima de trauma abdominal fechado em razão de um acidente automobilístico (colisão automóvel vs. anteparo) chega ao hospital em choque grau 3 e é levado imediatamente ao centro cirúrgico para tratamento. Na laparotomia evidencia-se uma lesão hepática grau 4 e, durante o ato operatório, observa-se que o paciente se apresenta em hipotermia, acidose e coagulopatia. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta nesse caso. (MATTOX, F.; MOORE. Trauma. 4th ed. p. 907. 2000)
Compartilhar