Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Cardiologia

Reumatologia

Qual a hipótese diagnóstica e a principal associação em caso de criança de 18 meses com taquicardia incessante?

A
Rabdomioma – Sturge Weber.
B
Fibroma - Artrite Reumatoide Juvenil.
C
Rabdomioma - Esclerose tuberosa.
D
Fibroma - Sturge Weber.
E
Mixoma - Esclerose tuberosa.
Um homem de 35 anos apresenta episódio autolimitado de diarreia, evoluindo após algumas semanas com poliartrite assimétrica de membros inferiores, dactilite nos pododáctilos, tendinite no aquileu, lesões superficiais eritematosas no pênis. Apresenta sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral. O diagnóstico mais provável é:
Assinale a correlação mais adequada:
Homem de 48 anos, natural de Paranaguá, estivador. Há três meses com inapetência, tosse seca, emagrecimento, tosse produtiva mucopurulenta, febre e episódios hemoptóicos. Tabagista e etilista crônico. No exame físico apresenta-se com diminuição de MV e raros estertores expiratórios no 1/3 antero-superior de hemitórax direito. O RX de tórax evidenciou condensação infraclavicular direita, com grande cavitação no seguimento anterior. As hipóteses diagnósticas mais prováveis, por ordem decrescente de probabilidade, são:
HBS, 53 anos, masculino, branco, tabagista de 30 cigarros/dia, etilista moderado, asmático, hipertenso há mais de 10 anos. Ao ser avaliado, foi classificado como essencial. Apresenta também níveis tensionais de 160/100 mmHg, ECG com sinais de hipertrofia ventricular esquerda e BAV de 1ºgrau. O ecocardiograma mostrou hipertrofia ventricular esquerda e “déficit” de relaxamento diastólico. Dentre as opções farmacológicas abaixo citadas, a escolha correta seria:
Compartilhar