Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Cardiologia

Reumatologia

Qual a hipótese diagnóstica e a principal associação em caso de criança de 18 meses com taquicardia incessante?

A
Rabdomioma – Sturge Weber.
B
Fibroma - Artrite Reumatoide Juvenil.
C
Rabdomioma - Esclerose tuberosa.
D
Fibroma - Sturge Weber.
E
Mixoma - Esclerose tuberosa.
Um homem com 48 anos de idade procura uma Unidade Básica de Saúde queixando-se de olhos vermelhos, dor ocular à direita intensa e vômitos há 3 dias. Refere que sua acuidade visual piorou e que está enxergando "vultos". No exame físico do paciente, verifica-se hiperemia conjuntival à direita e, no exame com luz direta, confirma-se midríase moderada não-reagente à luz. À palpação bilateral do bulbo, observa-se endurecimento à direita. A pressão arterial do paciente é de 165 x 95 mmHg. Nesse caso, qual o diagnóstico mais provável e o tipo de consulta oftamológica mais apropriada?
Você se encontrava de plantão em um grande hospital terciário, como clínico, e o residente médico da oftalmologia solicitou o seu parecer clínico para um paciente diabético que estava internando de urgência por grave complicação oftalmológica. Sendo a Retinopatia Diabética (RD) umas das principais complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) e a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos, para ajudar no controle do paciente, você CORRETAMENTE orientou que:
Paciente chega ao pronto-socorro municipal comprimindo uma lesão ocular (segundo o mesmo) resultante a acidente com faca de cozinha, a melhor conduta a ser tomada:
O carcinoma de células renais (CCR) é considerado o décimo terceiro câncer em incidência, no mundo, apresentando variações regionais. Estima-se que, aproximadamente, 100 mil óbitos são decorrentes do câncer renal, anualmente. No Brasil,estima-se que 4000 casos são diagnosticados por ano com uma mortalidade de 54%. Paciente, 32 anos, encaminhado para avaliar achado incidental de ultra-sonografia, que evidenciou massa renal esquerda medindo 4,0cmx3,7cmx4,2cm. Tomografia computadorizada evidenciou tumor de localização polar inferior medindo 4,0 cm x3,8 cm x 4,0 cm, sem evidências de linfadenomegalias ou metáteses a distância.No acompanhamento deste paciente, é CORRETO afirmar:
Compartilhar