Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Qual a importância da presença de dilatação do ducto de Wirsung em um paciente portador de pancreatite crônica com indicação de cirurgia devido a dor não controlada satisfatoriamente com tratamento clínico?

A
Não é importante, o paciente deve ser submetido à cirurgia de Whiple (duodenopancreatectomia) independente da presença ou não de dilatação do ducto.
B
É importante, pois determina a necessidade de reposição de enzimas pancreáticas por via oral.
C
É importante, pois indica a necessidade de realização de cirurgia de drenagem pancreática.
D
Não é importante, o tratamento de rotina nessa situação é o bloqueio do plexo celíaco.
E
Não é importante, o paciente deve ser submetido à pancreatectomia distal.
Lactente de 1 ano de idade, pesando 8,0Kg, baixo nível socioeconômico e condição ambiental precária, apresenta há um dia quadro diarreico com três evacuações líquidas, de coloração esverdeada e presença de muco, acompanhada de vômito pós-alimentar, dor abdominal intermitente e febre. No exame físico apresentava-se apática, choro fraco, palidez cutânea, mucosas secas e olhos encovados. A melhor conduta, neste caso, é:
Osteocondroses também denominada osteocondrite juvenil ou osteonecrose asséptica juvenil contitui uma necrose asséptica que afeta principalmente as epífises e as apófises dos ossos em crescimento, decorrente de um suprimento vascular insuficiente. Correlacione as seguintes osteocondroses e assinale a alternativa correta: I. Doença de Köhler. II. Doença de Osgood-Schlatter. III. Doença de Legg-Perthes. IV. Doença de Sever. ( ) Necrose vascular da cabeça e do fêmur. ( ) Apofisite do calcâneo. ( ) Necrose asséptica do tubérculo da tíbia. ( ) Necrose asséptica da escafoide társico.
Menina com 6 anos de idade, apresentou quadro importante de tosse. O médico residente achou o quadro clínico sugestivo de síndrome de Löeffler. Em quais verminoses há uma fase larvária pulmonar obrigatória?
Homem de 44 anos apresentando sintomas compatíveis com hipoglicemia há cerca de 20 dias. Nega uso de qualquer medicamento. Os exames realizados revelaram: Glicemia de jejum = 38,45 e 48 mg/dl, as insulinemias basais (dosadas juntamente com as mencionadas glicemias) foram de 16,10 e 8 um/ml (N - até 6 ) e a dosagem de Peptídeo - foi de 8,2 ng/ml (N = 0,3 - 3,5). A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar