Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Qual a mais provável causa de distúrbio da coagulação em um paciente hemotransfundido com mais de 10 concentrados de hemácias durante um procedimento cirúrgico?

A
Alcalose metabólica.
B
Hipotermia.
C
Intoxicação por citrato de sódio presente nos hemoconcentrados.
D
Deficiência de vitamina K.
E
Deficiência do fator VIII.
Uma mulher de 78 anos de idade apresenta lesão numular de 1,5 cm em grande lábio direito. Submeteu-se à biópsia incisional ambulatorial que revelou carcinoma espinocelular com invasão estromal de 0,5 mm. A conduta recomendada é
Qual o principal patógeno bacteriano que causa uma sinusite bacteriana aguda em crianças e adolescentes:
Dentre as patologias benignas do colo uterino, temos: I. zona de transformação com cistos de Naboth (ZIT) II. polipose endocervical III. zona de transformação acetorreativa com mosaico em ZTA IV. endometriose do colo V. ectopia com metaplasia imatura Estão corretas as assertivas:
Uma escolar de 6 anos vem ao pronto-socorro com história de febre alta há 24 horas, odinofagia, vômitos e cefaleia. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com hiperemia de faringe e adenomegalia cervical. O pediatra prescreve amoxicilina e, após 24 horas, retorna com exantema maculopapular em tronco e face (exceto em região perioral). Apresenta, ainda, hipertrofia de amígdalas com placas esbranquiçadas e língua bastante hiperemiada e sabugosa. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar