Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Qual a melhor conduta no atendimento de uma criança com baixa estatura que apresenta distúrbios de adaptação psicossocial?

A
Apenas tranquilizar a família, considerando que na maioria das vezes as anormalidades emocionais das crianças desaparecem espontaneamente em idades maiores.
B
é necessário realizar-se uma abordagem psicológica global da criança com a baixa estatura porque muitos casos estão associados a distúrbios psicológicos da criança e de sua família.
C
Deve-se encaminhar a criança imediatamente para o psicológico ou psicanalista.
D
Devem ser prescritos antidepressivos logo na primeira consulta.
Criança de 4 anos, previamente hígida, apresenta sangramento retal importante, com queda significativa de hematócrito/hemoglobina. Endoscopia alta e colonoscopia normais. Para esse caso, o diagnóstico MAIS provável é
A diarreia aguda permanece como uma importante causa de morte de crianças em todo o mundo. O adequado tratamento da desidratação de crianças é fundamental para evitar essas mortes. Nesse caso:
Paciente de 26 anos procura o serviço de saúde com queixas de febre, dor torácica tipo pleurítica à direita, acompanhada de tosse inicialmente seca e posteriormente com escarro amarelado. Exame físico revela propedêutica de condensação e derrame pleural na base do hemitórax direito. RX de tórax mostra imagem de derrame pleural. Hemograma com grande leucocitose e desvio à esquerda. Líquido obtido por punção revela aspecto purulento com PH de 6,2, glicose 30 mg/dl. Qual o melhor procedimento?
São complicações possíveis da Hipertensão Arterial Sistêmica, exceto:
Compartilhar