Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual afirmação abaixo está CORRETA?

A
A distrofia muscular tipo Duchenne está presente ao nascimento, mas torna-se aparente entre os três e cinco anos de idade, e a creatino fosfoquinase está diminuída na imensa maioria dos casos.
B
Riluzol na dose de 100mg ao dia é um medicamento que pode ser utilizado como imunomodulador na esclerose múltipla.
C
Intervalo lúcido de alguns minutos até horas antes da instalação do coma é a manifestação clínica mais frequente e mais característica do hematoma epidural.
D
Em aproximadamente 10% dos pacientes com enxaqueca, surge um pequeno escotoma central que lentamente se expande, e geralmente em forma de “C”. Ângulos luminosos aparecem no bordo externo que vai aumentando e tornando-se colorido e move-se para a periferia do campo visual envolvido. Esse processo dura de 20 a 25 minutos, mas não é patognomônico de migrânea.
E
Alteração da olfação é um sinal precoce na doença de Parkinson.
Tendo recebido uma joelhada no flanco direito, durante uma partida de futebol, um jogador do Jardim Futebol Clube é levado para o hospital. Ao urinar, ele apresentou hematúria macroscópica, e foi, então, realizada uma tomografia de abdome, que revelou trauma renal grau II (pequena laceração cortical e hematoma perirrenal). De acordo com a American Association for the Surgery of Trauma, para o caso desse paciente a conduta adequada é:
Uma paciente de 40 anos, antecedente de uso de anticoncepcional oral, vem ao hospital com dor no hipocôndrio direito (HD). Uma TC de abdome revela um adenoma hepático de 5 cm no lobo D. O tratamento definitivo para essa lesão é:
O I-pSS foi criado para quantificar sintomas relativos à HPB. Estudos posteriores mostraram que, dentre os sintomas pesquisados, um se destaca como o maior indicativo de futura necessidade de tratamento cirúrgico, e outro é o que mais aponta para pior índice de qualidade de vida. Esses sintomas são respectivamente:
Senhora de 84 anos, proveniente de uma instituição, portadora de demência vascular avançada, acamada e dependente, é levada ao atendimento médico com uma úlcera por pressão em região sacral grau IV, exsudativa e sangrante. Ao exame clínico está afebril, eupneica, descorada e inquieta, com PA 100 x 60 mmHg e FC 94 bpm. O hemograma mostra Hb = 6,8 g/dl; 9000 leucócitos, sem desvio à esquerda; e 420.000 plaquetas. Nesse caso, a conduta mais apropriada é:
Compartilhar