Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual afirmação abaixo está CORRETA?

A
A distrofia muscular tipo Duchenne está presente ao nascimento, mas torna-se aparente entre os três e cinco anos de idade, e a creatino fosfoquinase está diminuída na imensa maioria dos casos.
B
Riluzol na dose de 100mg ao dia é um medicamento que pode ser utilizado como imunomodulador na esclerose múltipla.
C
Intervalo lúcido de alguns minutos até horas antes da instalação do coma é a manifestação clínica mais frequente e mais característica do hematoma epidural.
D
Em aproximadamente 10% dos pacientes com enxaqueca, surge um pequeno escotoma central que lentamente se expande, e geralmente em forma de “C”. Ângulos luminosos aparecem no bordo externo que vai aumentando e tornando-se colorido e move-se para a periferia do campo visual envolvido. Esse processo dura de 20 a 25 minutos, mas não é patognomônico de migrânea.
E
Alteração da olfação é um sinal precoce na doença de Parkinson.
Em relação ao câncer de próstata, assinale a única alternativa INCORRETA:
Em relação às manifestações clínicas da oclusão arterial crônica, analise as afirmações a seguir. I. A claudicação intermitente é um sintoma que pode ser considerado patognomônico da lesão arterial oclusiva crônica. II. A dor da claudicação é descrita como constritiva, em câimbra ou cansaço. Acomete determinado grupo muscular (mais frequentemente a panturrilha), normalmente desencadeada pelo repouso prolongado do paciente, principalmente na posição ortostática. III. As úlceras isquêmicas apresentam fundo pálido, tendem a expor tendões e localizam-se mais frequentemente na região pré-tibial ou em áreas de pressão sendo extremamente dolorosas e normalmente acompanham áreas de necrose cutânea e gangrena. IV. As placas de necroses normalmente ocorrem nos pés (polpas de pododáctilos ou áreas de pressão) sendo o tecido enegrecido indolor o seu aspecto característico, às vezes delimitado por área isquêmica hiperemiada extremamente dolorosa. Estão CORRETAS apenas as afirmações.
Qual é o exame mais adequado para o diagnóstico conclusivo de refluxo vesicoureteral?
A infecção de pele e de partes moles complicadas envolve tecidos mais profundos, ou requerem intervenção cirúrgica. A infecção na presença de comorbidades médicas, como diabetes mellitus, doença renal crônica ou doença arterial periférica também definem infecção complicada. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar