Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual afirmação abaixo está CORRETA?

A
A distrofia muscular tipo Duchenne está presente ao nascimento, mas torna-se aparente entre os três e cinco anos de idade, e a creatino fosfoquinase está diminuída na imensa maioria dos casos.
B
Riluzol na dose de 100mg ao dia é um medicamento que pode ser utilizado como imunomodulador na esclerose múltipla.
C
Intervalo lúcido de alguns minutos até horas antes da instalação do coma é a manifestação clínica mais frequente e mais característica do hematoma epidural.
D
Em aproximadamente 10% dos pacientes com enxaqueca, surge um pequeno escotoma central que lentamente se expande, e geralmente em forma de “C”. Ângulos luminosos aparecem no bordo externo que vai aumentando e tornando-se colorido e move-se para a periferia do campo visual envolvido. Esse processo dura de 20 a 25 minutos, mas não é patognomônico de migrânea.
E
Alteração da olfação é um sinal precoce na doença de Parkinson.
Paciente, 28 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se há 72 horas com febre de até 39°C, cefaleia e dor de garganta. Notou vermelhidão na pele há 24 horas. Ao exame físico, apresenta enantema oral predominante em língua e tonsilas, com hipertrofia de papilas, além de exantema eritematodescamativo acometendo face e tronco e poupando palma das mãos e sola dos pés. O exantema facial poupa região perioral e apresenta-se mais intenso em dobras, onde conflui nas linhas de flexão. O hemograma mostrou 15 mil leucócitos/mm³ com 75% de polimorfonucleares, 160 mil plaquetas/mm³ e Hb: 16 g/dl. No diagnóstico desse paciente, o exame mais útil é:
Qual a sequência CORRETA a ser instituída na reanimação em sala de parto de um RN que nasce com mecônio espesso e na primeira avaliação está com FC 120 bpm, com tônus em flexão, respiração rítmica e regular, cianose generalizada?
O lactente amamentado exclusivamente ao seio NÃO deve receber suplementação com ferro, principalmente, por:
Das alternativas abaixo, qual NÃO seria um fator de mau prognóstico na criança vítima de traumatismo craniano?
Compartilhar