Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Qual afirmativa é verdadeira em relação à colecistite aguda entisematosa?

A
É mais comum em mulheres e diabéticas
B
Tem evolução grave, rápida e a vesícula gangrena com frequência
C
Nunca ocorre invasão bacteriana direta da vesícula e isquemia da parede
D
É uma forma grave de colecistite, causada por infecção mista que não inclui germes formadores de gás
E
A cultura da bile é positiva em todos os casos para clostrídios
Com relação às queimaduras químicas do globo ocular, assinale a alternativa INCORRETA.
Um homem com 48 anos de idade procura uma Unidade Básica de Saúde queixando-se de olhos vermelhos, dor ocular à direita intensa e vômitos há 3 dias. Refere que sua acuidade visual piorou e que está enxergando "vultos". No exame físico do paciente, verifica-se hiperemia conjuntival à direita e, no exame com luz direta, confirma-se midríase moderada não-reagente à luz. À palpação bilateral do bulbo, observa-se endurecimento à direita. A pressão arterial do paciente é de 165 x 95 mmHg. Nesse caso, qual o diagnóstico mais provável e o tipo de consulta oftamológica mais apropriada?
Você se encontrava de plantão em um grande hospital terciário, como clínico, e o residente médico da oftalmologia solicitou o seu parecer clínico para um paciente diabético que estava internando de urgência por grave complicação oftalmológica. Sendo a Retinopatia Diabética (RD) umas das principais complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) e a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos, para ajudar no controle do paciente, você CORRETAMENTE orientou que:
Paciente chega ao pronto-socorro municipal comprimindo uma lesão ocular (segundo o mesmo) resultante a acidente com faca de cozinha, a melhor conduta a ser tomada:
Compartilhar