Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Qual critério NÃO caracteriza pré-eclâmpsia grave?

A
PA (maior ou igual) 160 x 110 mmHg
B
Proteinúria (maior ou igual) 5 g/24h
C
Plaquetas < 100.000
D
Ácido úrico > 8,0
E
Creatinina > 1,2
Um médico de uma unidade básica de saúde foi chamado pela direção de uma escola de ensino fundamental para avaliar algumas crianças que se apresentavam com os olhos vermelhos. A professora do 3° ano está preocupada com o número crescente de alunos que têm se queixado de dor, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e dificuldade de olhar para ambientes claros. Dos 43 alunos da turma dessa professora, 10 já apresentaram as queixas. Ao examinar as crianças, chama atenção do médico a presença de triquíase com cicatriz na conjuntiva tarsal, hiperemia conjuntival importante e pouca secreção purulenta. Além da orientação sobre medidas de higiene e modo de transmissão do agente etiológico, a conduta nesse caso é:
Em relação à rinossinusite aguda, assinale a afirmativa correta.
Em relação à invaginação intestinal, considere as seguintes afirmativas: I. O divertículo de Meckel é reconhecido como causa frequente. II. A tríade clássica de dor, tumor e sangramento está presente na maioria dos casos. III. Nas invaginações íleo-ileais, a eliminação de sangue é mais intensa. Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
Um homem com 70 anos de idade, hipertenso, foi atendido em uma Unidade de Emergência com quadro de bexigoma e infecção urinária, quando foi feita a passagem de sonda vesical de demora e iniciada antibioticoterapia. Após remissão completa do quadro infeccioso, o paciente foi internado no serviço de urologia de um hospital universitário para realização de ressecção transuretral de próstata. Ao ser submetido à avaliação pré-anestésica, informa, na anamnese, ser portador de marca-passo cardíaco, mas não sabe identificar o modelo e nem possui o cartão de usuário de marca-passo. O paciente informa ainda fazer uso regular de ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Com base nessas informações, qual deve ser a conduta subsequente da equipe médica assistente, anestesista e cirurgião, tendo em vista a realização de uma cirurgia segura?
Compartilhar