Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hepatologia

Qual das afirmações abaixo, a respeito da colangite, é verdadeira?

A
Comum em paciente idoso.
B
O diagnóstico é sugerido pela Tríade de Chacort.
C
A doença ocorre primariamente em pacientes imunodeprimidos.
D
A colecistectomia é o procedimento de escolha.
E
Complicação comum é a pancreatite.
Marcos, 52 anos, casado, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família depois de visita domiciliar do agente comunitário de saúde, que o orientou a realizar consulta de rotina já que "não ia ao médico há anos". Está sem queixas e gostaria de realizar um check-up. Trabalha como açougueiro há 18 anos. Vai ao trabalho de bicicleta (40 minutos de percurso considerando a ida e volta). Pai hipertenso, IAM aos 63 anos e mãe com depressão. Exame físico normal. IMC=24,5 kg/m². PA= 118 x 78 mmHg (2 medidas). Em relação ao caso acima e considerando as orientações de rastreamento na Atenção Primária do Ministério da Saúde, responda à questão. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao rastreamento que deve ser recomendado para o Marcos.
ID: Homem, 59 anos de idade, nega doenças anteriores e uso de medicamentos. HMA: chega ao PS com sangramento abundante pela fossa nasal direita e pela boca. EF: apresenta-se com mucosa pálida, FC: 115 bpm e PA: 170 x110 mmHg. A conduta é:
Homem, 30 anos, hipertenso controlado, com antecedente de litíase urinária e assintomático. Realizou tomografia em outro serviço, que evidenciou litíase renal esquerda com 1,4 cm, sem hidronefrose, densidade de 650UH e distância cálculo-pele de 14 cm. Exame de urina com hematúria discreta (11000 He), sem leucocitúria e urocultura negativa. Qual a melhor conduta?
Um adolescente de quatorze anos queixa-se de dor na região infrapatelar direita relacionada ao esforço físico, que cede com o repouso e que não compromete de forma importante suas atividades. Ao exame refere dor à palpação do tubérculo anterior da tíbia direita. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar