Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Qual das afirmativas é CORRETA em relação à profilaxia e ao manejo da Trombose Venosa Profunda (TVP) de membros inferiores?

A
Tirar o paciente do leito e mantê-lo sentado na poltrona é um efetivo método de prevenção de TVP.
B
A adequação da dose de heparina de baixo peso molecular deve ser controlada pelo Tempo de Tromboplastina Parcial (TTP).
C
Em pacientes cirúrgicos, bombas de retorno venoso não têm sua efetividade comprovada na prevenção de TVP.
D
O uso de 5.000 unidades de heparina não fracionada por via subcutânea de 8/8 horas ou de 12/12 horas deve ser definido pelo cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) do paciente, na profilaxia perioperatória da TVP.
E
O uso de heparina de baixo peso molecular é mais efetivo na profilaxia da TVP que os métodos mecânicos de prevenção em cirurgias de grande porte.
Mulher de 52 anos procura seu ginecologista para exames de rotina. Refere última menstruação há dois anos e sintomas leves de fogachos. Nega comorbidades. Qual dos exames abaixo não necessita ser solicitado?
A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se à compressão dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial na região do desfiladeiro torácico. A clínica inclui, em mais de 90% dos casos, sintomas de origem neurais. Quando do exame físico realizam-se manobras clínicas provocativas para avaliação destes pacientes. O teste que provoca uma compressão das estruturas neurovasculares na região subcoracoide pelo tendão do peitoral, pela cabeça do úmero ou pelo processo coracoide é conhecido como teste de:
Qual das opções abaixo constitui contraindicação relativa para a terapia trombolítica:
O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:
Compartilhar