Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Qual das afirmativas é CORRETA em relação à profilaxia e ao manejo da Trombose Venosa Profunda (TVP) de membros inferiores?

A
Tirar o paciente do leito e mantê-lo sentado na poltrona é um efetivo método de prevenção de TVP.
B
A adequação da dose de heparina de baixo peso molecular deve ser controlada pelo Tempo de Tromboplastina Parcial (TTP).
C
Em pacientes cirúrgicos, bombas de retorno venoso não têm sua efetividade comprovada na prevenção de TVP.
D
O uso de 5.000 unidades de heparina não fracionada por via subcutânea de 8/8 horas ou de 12/12 horas deve ser definido pelo cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) do paciente, na profilaxia perioperatória da TVP.
E
O uso de heparina de baixo peso molecular é mais efetivo na profilaxia da TVP que os métodos mecânicos de prevenção em cirurgias de grande porte.
A administração simultânea de fármacos pode causar alterações marcantes nos seus efeitos. Essas interações podem aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade, ou inibir o efeito farmacológico e privar o paciente do benefício terapêutico. Assim sendo, a prescrição de cetoconazol para um paciente portador de micose superficial não deve ser associado a qual dos outros medicamentos abaixo listados ?
Durante o plantão você acompanha o atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactente de 18 meses. Foi realizada intubação orotraqueal, iniciadas compressões sincronizadas torácicas e ventilação na proporção de 15:2 e administração de adrenalina intravenosa. EM RELAÇÃO À CONDUTA, VOCÊ:
Lactente, com dois meses de idade, foi levado a consulta de rotina no consultório do Pediatra cooperado da Unimed-Rio. Seu perímetro cefálico está três desvios-padrão abaixo da média para idade e sexo. A mãe relatou que durante o primeiro trimestre da gestação teve Doença Exantemática Febril sem diagnóstico. O lactente apresenta cardiopatia congênita em investigação, retardo no crescimento, coriorretinite, catarata e surdez. Nesse caso a microcefalia deve ter sido causada por:
A hemorragia vítrea causa baixa de acuidade visual pela opacificação hemática do vítreo. É importante investigar antecedentes oculares como traumas e cirurgias, bem como patologias sistêmicas. Assinale, a seguir, a causa mais frequente de hemorragia vítrea.
Compartilhar