Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Qual das alternativas a seguir não é considerada causa de abortamento espontâneo precoce recorrente?

A
Anormalidades cromossomiais estruturais em um ou ambos os pais.
B
Insuficiência da fase lútea.
C
Reabsorção incompleta do septo intrauterino.
D
Relações sexuais durante o primeiro trimestre de gravidez.
E
Reconhecimento imune materno impróprio do feto que se implanta.
Recém-nascido a termo, masculino, peso de nascimento de 3.200 gramas, mãe sem intercorrências durante a gestação. Nasceu em bom estado geral, choro forte, frequência cardíaca > 100 bpm, e não necessitou de manobras de reanimação. Na sala de parto, após os cuidados iniciais, o recém-nascido evoluiu com cianose e dificuldade respiratória que melhorava com o choro. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Criança com 10 meses de idade vem à consulta por apresentar lesões de pele. Ao exame físico, observam-se eczema de couro cabeludo, lesões vinhosas difusas puntiformes incluindo palma das mãos e plantas dos pés, icterícia de pele e escleróticas e hepatoesplenomegalia. A principal hipótese diagnóstica é:
Lactente de 5 meses submetido a shunt ventriculoperitoneal há 2 meses por hidrocefalia evolui com quadro de meningite bacteriana. Liquor evidenciando leucócitos = 120, polimorfonucleares = 98%, glicose = 35 mg/dl, proteína = 110 mg/dl, Gram = cocos gram-positivos. Os agentes etiológicos mais prováveis para o caso são:
Deslocamento para baixo da valva tricúspide anormal para dentro do ventrículo direito, dividindo-o em duas partes. De qual cardiopatia é essa descrição?
Compartilhar