Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Qual das alternativas abaixo contém elementos para diagnóstico de artrite reumatoide:

A
Artrite assimétrica das mãos, proteína C-reativa positiva, hemossedimentação elevada, fenômeno de Raynaud.
B
Artrite migratória, pancardite, antiestreptolisina elevada, eritema marginado, nódulos de Heberden.
C
Poliartrite, lesões cutâneas, pleuris, comprometimento renal.
D
Poliartralgia, rigidez material, nódulo de Bouchard, antinúcleo positivo.
E
Rigidez matinal prolongada, artrite simétrica das mãos, fator reumatoide positivo, erosões ósseas justa-articulares.
A maioria dos agentes espermaticidas usados para fins contraceptivos contém como princípio ativo o nonoxinol-9. Relativamente a esses contraceptivos, pode-se afirmar que: I - quando usados isoladamente, proporcionam uma taxa de falhas em torno de 15% ao ano. II - atuam por meio de uma ação tóxica sobre o esperma, e como barreira mecânica ao acesso do canal cervical. III - o uso frequente está associado a lesões genitais que podem aumentar o risco de transmissão de HIV. Assinale a alternativa correta.
Na assistência ao parto, a episiotomia: I - aumenta o risco de prolapso uterino. II - ocasiona menos dor quando é mediana. III - somente está indicada no primeiro parto. Qual a alternativa correta?
São fatores de risco para câncer de endométrio, EXCETO:
Em relação à infecção puerperal, pode-se afirmar que: I - útero amolecido e doloroso à palpação, febre e lóquios fétidos são sugestivos de endometrite. II - trabalho de parto prolongado, tempo de cesariana superior a 60 minutos e amniorrexe prematura são fatores predisponentes para endometrite puerperal. III - é considerada febre puerperal com aumento de risco da morbidade materna, temperatura axilar de 38°C ou mais, verificada em duas ocasiões distintas, 24 horas após o parto. Qual a alternativa correta?
Compartilhar