Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Qual das alternativas abaixo, não é uma complicação relacionada à terapia de nutrição enteral administrada por sonda naso-entérica?

A
Acidose metabólica hiperclorêmica.
B
Abscesso de septo nasal.
C
Otite média.
D
Constipação.
E
Diarréia
Nas uveítes associadas com artrite juvenil crônica, é INCORRETO afirmar que:
Em relação às uveítes anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Caracterizam-se pela inflamação preponderante do segmento anterior do olho; ( ) A iridociclite é o achado ocular mais comum nos pacientes com síndrome de Reiter, afetando, aproximadamente, 30 a 60% de todos os pacientes, sendo geralmente bilateral e autolimitada; ( ) Quando relacionada à infecção por sífilis, pode ser grave e não responsiva à medicação; ( ) Os achados oculares mais frequentes relacionados à tuberculose são: precipitados ceráticos granulomatosos e nódulos de íris. A sequência está correta:
Mulher idosa, comparece ao pronto-socorro com queixa de perda súbita da visão, tendo o quadro iniciado há algumas horas, não progressivo, estando no momento somente com percepção luminosa. Refere, também, dor ocular intensa de início concomitante a perda visual, com náuseas. Alega ser diabética controlada, nega outras patologias ou traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, com médio-midríase fixa e tensão ocular aumentada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
A hemorragia vítrea causa baixa de acuidade visual pela opacificação hemática do vítreo. É importante investigar antecedentes oculares como traumas e cirurgias, bem como patologias sistêmicas. Assinale, a seguir, a causa mais frequente de hemorragia vítrea.
Compartilhar