Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um lactente sadio, de quatro meses de idade, chega a um posto de saúde para atualizar seu calendário de vacinas. O mesmo recebeu apenas uma dose da vacina BCG e uma dose da vacina contra Hepatite B, ao nascer. De acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que vacinas devem ser administradas a esse lactente neste momento?

A
Pólio oral, Rotavírus, Tetravalente.
B
Hepatite B, Pólio oral, Tetravalente.
C
Hepatite B, Pólio oral, Tetravalente, Triviral.
D
Hepatite B, Pólio oral, Tetravalente, Varicela.
E
Hepatite B, Pólio oral, Tetravalente, Rotavírus.
Um professor de 44 anos de idade queixa-se de sensação de dor em queimação há cerca de 2 anos, na perna esquerda, com acentuação vespertina e cãibras noturnas. O exame físico do membro inferior esquerdo mostrou edema 3+ em 4+, hiperpigmentação em terço inferior da perna, microvarizes em região maleolar esquerda. Ele informa que há três anos sofreu acidente de moto que resultou em fratura da fíbula esquerda. Para esse paciente, o diagnóstico atual é:
Mulher de 57 anos, com quadro de incontinência urinária aos esforços e por urgência, faz uso de 1 a 2 forros ao dia. Urina com bom jato, apresenta esvaziamento completo e nega constipação. Refere um episódio de hematúria macroscópica há 1 mês e disúria esporádica. Duas gestações, dois partos normais, nenhum aborto e está na menopausa há 9 anos. Tabagista por 15 anos. Urocultura negativa e ultrassom sem alterações do trato urinário. A conduta correta para essa paciente é:
Homem de 25 anos apresenta- se ao atendimento referindo aumento do volume escrotal há 3 semanas. Sem comorbidades ou cirurgias prévias. Ao exame físico, não apresenta ginecomastia nem adenomegalias inguinais, o abdômen está flácido sem massas ou megalias, os pulsos femorais estão palpáveis, tem pênis e testículo direito normais, mas apresenta aumento do volume do escroto à esquerda, com piparote positivo, não sendo possível caracterizar o testículo esquerdo. Quanto ao planejamento diagnóstico e terapêuti co,nesse caso, é correto afirmar:
Sobre a Insuficiência Venosa Crônica (IVC), marque a correta.
Compartilhar