Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Qual das alternativas abaixo não corresponde às características do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue?

A
Somente as fêmeas são hematófagas e a contaminação pelo vírus se dá principalmente pelo repasto na fase de viremia da doença.
B
Muito embora tenha hábitos predominantemente diurnos, ele pode picar pessoas durante a noite, em ambientes iluminados artificialmente.
C
Sendo altamente versátil, ele se adapta bem ao ambiente tanto urbano quanto silvestre, nas regiões tropicais e subtropicais do globo.
D
Os ovos depositados e não eclodidos podem permanecer viáveis por até um ano fora da água.
Os esteroides anabolizantes vêm sendo utilizados frequentemente pelos praticantes de esporte. Entre os efeitos adversos mais temíveis, estão os relacionados com:
A experiência clínica demonstra que o fármaco ideal para o tratamento hipotensor da eclâmpsia deveria: reduzir a pressão arterial, principalmente a diastólica; atuar predominantemente sobre o fator humoral, responsável pela hipertensão; amenizar a resistência circulatória geral; melhorar o fluxo sanguíneo em cérebro, rins e sistema útero placentário; elevar o débito cardíaco e diminuir a excitabilidade neuropsíquica. Quais as drogas hipotensoras que mais se aproximam desses efeitos?
A morte por abscesso cerebral é causada por:
Em relação à litíase renal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) O composto mais comumente encontrado nos cálculos é o fosfato de cálcio.; ( ) Atinge mais frequentemente homens do que mulheres, em uma proporção de 2:1.; ( ) A taxa de recorrência de litíase em pacientes sem tratamento é de cerca de 10% em 10 anos.; ( ) Alta ingesta de sódio induz hipercalciúria, o que pode aumentar o risco de formação de cálculos.; ( ) O citrato e o magnésio são considerados inibidores da cristalização urinária. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Compartilhar