Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada isoladamente medida nefroprotetora para o desenvolvimento de insuficiência renal crônica na síndrome metabólica?

A
Inibidor da enzima de conversão da angiotensina.
B
Antagonista do receptor da angiotensina.
C
Alopurinol.
D
Estatina.
E
N-acetilcisteina.
Sobre o câncer de rim afirma-se que:
As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A litotripsia por ondas de choque extracorpóreas (LOCE) associada ao uso de sais biliares (como o ácido quenodesoxicólico) representa a estratégia terapêutica de primeira escolha para o tratamento de pacientes sintomáticos com diagnóstico de calculose biliar, segundo as mais atuais evidências científicas.
Paciente de 45 anos e sem co-morbidades apresenta quadro clínico de sangramento uterino anormal há 40 dias, de forma intermitente e de média intensidade. Ao exame clínico geral apresenta palidez cutâneo- mucosa de 2+/4+, eupneica, com ritmo cardíaco regular, sopro holossistólico de 1+/6+ pressão arterial de 130x90mmHg e frequência cardíaca de 98 bpm. Ao exame pélvico apresenta útero de volume normal sangrando com eliminação de coágulos. A dosagem de hemoglobina é de 7,0g%. Diante deste quadro a conduta mais adequada é:
Nos pacientes queimados, é VERDADEIRO afirmar que:
Compartilhar