Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Qual das alternativas abaixo não corresponde às características do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue?

A
Somente as fêmeas são hematófagas e a contaminação pelo vírus se dá principalmente pelo repasto na fase de viremia da doença.
B
Muito embora tenha hábitos predominantemente diurnos, ele pode picar pessoas durante a noite, em ambientes iluminados artificialmente.
C
Sendo altamente versátil, ele se adapta bem ao ambiente tanto urbano quanto silvestre, nas regiões tropicais e subtropicais do globo.
D
Os ovos depositados e não eclodidos podem permanecer viáveis por até um ano fora da água.
A presença de Acantose Nigricans pode estar relacionada à:
Mulher de 71 anos procurou auxilio médico com queixa de fraqueza e coloração amarelada da esclera e urina escura. Negou uso de álcool, medicamentos e drogas ilícitas. Ao exame observou-se icterícia. O baço e o fígado não eram palpáveis. Os exames complementares evidenciaram: anemia normocitica e normocrônica com hemoglobina =10,1g%, bilirrubina sérica total <8,9g/dL, fosfatase alcalina = 3 vezes o limite superior de referência (LSR), gama- glutamiltransferase = 4 vezes o LSR, e presença de bilirrubina na urina ao exame pela fita reagente. Os demais aspectos do exame de urina não evidenciavam alterações e as aminotransferases estavam dentro dos valores de referência. Considerando-se os dados clínicos e as alterações laboratoriais observadas, qual seria o próximo passo na abordagem diagnóstica deste caso ?
Com relação à reanimação neonatal, assinale a opção INCORRETA:
Paciente do sexo feminino, 68 anos, apresenta hipertensão arterial sistêmica de 160 X 110mmHg, diabetes mellitus tipo 1 e angina estável. Indicado tratamento cirúrgico para colecistolitíase sintomática não-complicada. Em relação ao pré-operatório dessa paciente podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar