Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Qual das alternativas abaixo não corresponde às características do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue?

A
Somente as fêmeas são hematófagas e a contaminação pelo vírus se dá principalmente pelo repasto na fase de viremia da doença.
B
Muito embora tenha hábitos predominantemente diurnos, ele pode picar pessoas durante a noite, em ambientes iluminados artificialmente.
C
Sendo altamente versátil, ele se adapta bem ao ambiente tanto urbano quanto silvestre, nas regiões tropicais e subtropicais do globo.
D
Os ovos depositados e não eclodidos podem permanecer viáveis por até um ano fora da água.
Recém-nascido com 2 dias de vida, nascido por parto vaginal com extração difícil com auxílio de fórceps, encontra-se alerta e ativo. Ele não move o braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro. Ao contrário, permanece com o braço em rotação interna e o antebraço mantém-se estendido e em pronação. O restante do exame físico é normal. Marque a assertiva abaixo que caracteriza o quadro descrito acima.
Em qual das situações abaixo o exame do cariótipo provavelmente NÃO ajudará no esclarecimento do diagnóstico?
Paciente com história de múltiplas cirurgias apresentou, no décimo dia pós-operatório de laparotomia para lise de aderências, drenagem espontânea de secreção entérica pela incisão. O volume total foi de 570 ml em 24 horas. Diante deste quadro, assinale a assertiva incorreta.
Qual a importância de se iniciar a nutrição via enteral em pacientes graves pós-trauma ou em pós-operatório?
Compartilhar