Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Qual das alternativas abaixo não corresponde às características do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue?

A
Somente as fêmeas são hematófagas e a contaminação pelo vírus se dá principalmente pelo repasto na fase de viremia da doença.
B
Muito embora tenha hábitos predominantemente diurnos, ele pode picar pessoas durante a noite, em ambientes iluminados artificialmente.
C
Sendo altamente versátil, ele se adapta bem ao ambiente tanto urbano quanto silvestre, nas regiões tropicais e subtropicais do globo.
D
Os ovos depositados e não eclodidos podem permanecer viáveis por até um ano fora da água.
Paciente de 66 anos previamente hipertensa e tabagista apresenta-se no serviço de emergência com febre e tosse produtiva há 2 dias. Ao exame, está prostrada, com PA 98/64 mmHg, FC 130 bpm, FR 32 mrpm e T 38,7 ºC. Apresenta ritmo cardíaco regular sem sopro e ausculta pulmonar com roncos e estertores crepitantes em base E. Abdome flácido, indolor, sem alterações e com edema +/IV bilateral em membros inferiores. Hemograma demonstra 22.540 leucócitos com 24% de bastonetes. Com apenas esses dados, qual a melhor definição para o quadro?
O diagnóstico de alergia respiratória é feito normalmente através de:
Jovem de 16 anos de idade, com dor aguda localizada na FIE, febre, calafrios, com ciclo menstrual regular, sugere o diagnóstico clínico de:
Em um paciente com caso de paraparesia rapidamente progressiva, com arreflexia dos patelares e aquileus, com sensibilidade preservada, qual o diagnóstico mais provável:
Compartilhar