Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Qual das associações seguintes entre doença cardiovascular e tratamento é claramente INAPROPRIADA?

A
Dissecção aórtica e beta-bloqueador.
B
Isquemia miocárdica e nitroglicerina.
C
Estenose aórtica grave e nitroprussiato de sódio.
D
Insuficiência cardíaca e bloqueador da enzima de conversão da angiotensina.
E
Crise hipertensiva em paciente com doença cérebro-vascular e bloqueador dos canais de cálcio.
Lactente de 5 meses, sexo masculino, previamente hígido, há mais ou menos 6 horas evoluindo com vômitos esverdeados, distensão abdominal com abdome pouco doloroso, massa palpável em abdome e ao toque retal com saída de secreção tipo “geleia de morango”. O provável diagnóstico é:
Um homem de 65 anos, tabagista há trinta anos, mais de 20 cigarros por dia, assintomático, vai ao consultório médico para fazer um check-up. De acordo com a faixa etária desse paciente, as doenças que devem ser pesquisadas são:
Em paciente portador de insuficiência hepática e ascite, a erosão espontânea da pele, com rotura e saída de líquido, é mais comumente associada à hérnia do tipo:
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Compartilhar