Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Qual das cardiopatias congênitas abaixo relacionadas cursam com hiperfluxo pulmonar e sintomatologia de insuficiência cardíaca congestiva como principal manifestação clínica da doença?

A
Atresia tricúspide;
B
Comunicação interventricular;
C
Atresia pulmonar;
D
Transposição das grandes artérias;
E
Tetralogia de Fallot.
Um lactente de 15 meses apresenta quadro recorrente de tosse com predomínio noturno, sibilância e desconforto respiratório. Nesse caso, qual achado clínico associado pode ser sugestivo de asma?
Um paciente afrodescendente, 64 anos, queixa-se de dores ósseas, fadiga, astenia, soluços e emagrecimento. Ele traz, à consulta, resultados de exames complementares previamente feitos, que revelam: (a) anemia normocrômica e normocítica; (b) hipercalcemia acentuada (14,2 mEq/l); (c) hiperglobulinemia; (d) retenção de ureia e creatinina séricas; e (e) lesões líticas, sem halo de esclerose, na calota craniana, coluna vertebral, costelas e ilíacos. Acerca do caso mencionado, são feitas as seguintes assertivas, uma das quais é FALSA. Qual?
Paciente do sexo masculino, 64 anos, raça negra, canhoto, 110kg, diabético e hipertenso, com perda progressiva da função renal. No momento possui clearence de creatinina de 15ml/min, mantendo-se este, em queda. Paciente possui todas as veias dos membros superiores pérveas e de bom calibre, assim como pulsos amplos e cheios ao exame físico dos membros superiores. A ecografia vascular confirmou tais informações. O acesso de eleição para confecção da fístula neste paciente é:
Em uma fratura da pelve tipo “livro aberto”, com instabilidade hemodinâmica aguda na urgência, qual a melhor conduta a ser tomada:
Compartilhar