Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Qual das cardiopatias congênitas abaixo se caracteriza por hipofluxo pulmonar?

A
Transposição das grandes artérias
B
Persistência do canal arterial
C
Comunicação Interventricular
D
Comunicação interatrial
E
Tetralogia de Fallot
Mulher de 63 anos, viúva, do lar, procurou seu médico de família com queixa de “tristeza” que já se prolonga há três meses. Na anamnese, o médico constatou humor deprimido, fatigabilidade, ideias de culpa, perturbações do sono, apetite diminuído e autoestima reduzida. A paciente negou qualquer evento traumático nos últimos meses. Ao exame: Peso = 86 kg; 1,62 metros de altura; PA = 130 x 80 mmHg. Exame neurológico sem alterações. Mini exame do estado mental = 24. Com base nos critérios para diagnóstico de episódio depressivo do CID-10, qual o provável diagnóstico e tratamento farmacológico para essa paciente?
Quando se deve iniciar heparina de baixo peso molecular, se isto não foi feito 2h antes do procedimento cirúrgico, em um paciente de risco moderado para o desenvolvimento de doença tromboembólica submetido a anestesia geral exclusiva?
As vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde para maiores de sessenta anos são:
Francisca Ribeiro, 26 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde queixando­-se de febre alta, de início abrupto há três dias, com cefaleia intensa, mal­-estar, dor retro­-orbitária, náuseas, vômitos ocasionais e dois episódios de evacuações líquidas. Paciente na 29ª semana de gestação, sem sangramento por via vaginal. Durante a avaliação diagnóstica, o médico realizou o seguinte exame: com a paciente deitada, insuflou o manguito do esfigmomanômetro até 150mmHg por três minutos. A seguir, desinsuflou o manguito e, num quadrado de 2,5cm por 2,5cm, não observou nenhuma petéquia. Marque a opção ERRADA:
Compartilhar