Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neuropediatria

Qual das doenças exantemáticas abaixo é causa mais comum de convulsão febril:

A
Rubéola
B
Eritema infeccioso
C
Exantema súbito
D
Sarampo
E
Varicela
Com relação ao exame neurológico do neonato e lactente, qual dos reflexos abaixo surge por volta do 6º mês?
Nasceu uma criança com fenda palpebral oblíqua, orelhas de implantação baixa, braquicefalia, prega palmar transversal única e clinodactilia dos quintos dedos das mãos. O exame clínico foi sugestivo de cardiopatia. O geneticista avaliou e suspeitou de uma síndrome cromossômica e solicitou um cariótipo. O exame confirmou a hipótese. A cardiopatia congênita mais comum nessa situação é:
João, cinco meses, dá entrada no pronto-socorro, trazido pelo pai, que refere ter encontrado o filho desmaiado e caído ao pé da escada de sua casa. Ao exame: não apresenta equimoses ou hematomas na cabeça, membro inferior esquerdo engessado devido à queda anterior que provocou a fratura do fêmur. Fundo de olho apresenta hemorragia retiniana e a tomografia de crânio detecta hemorragia subaracnóidea. O diagnóstico CORRETO é:
F.E.S.A., 10 anos, natural e procedente de Unaí-MG. QP: "dor na coxa há 3 dias". Mãe refere que criança apresenta dor em coxa esquerda há 3 dias, associada a edema local, hiperemia discreta, dor e dificuldade de movimentação. Apresentou um pico febril 24 horas antes da internação. Há 12 horas evoluiu com dor em hemitórax direito e taquidispneia moderada. Procurou atendimento médico na cidade de origem, sendo encaminhado para o Hospital Geral. No Hospital Geral: Fáscies dolorosa, febre, taquidispneia moderada, com creptos discretos à direita e sem sibilos. FR= 40 ipm. Continuava queixando de dor e edema em coxa esquerda, sem capacidade de deambular. A dor era na região anterior da coxa, sem irradiação, conseguia flexionar e estender o joelho ipsilateral, raio X de tórax: Infiltrado em base direita. Qual o próximo exame de imagem que você pediria?
Compartilhar