Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Qual das doenças relacionadas abaixo, geralmente não está relacionada à AIDS?

A
Candidíase de esôfago
B
Pneumonia Pneumocócica
C
Histoplasmose disseminada
D
Toxoplasmose cerebral
E
Sarcoma de Kaposi
Miguel tem 12 anos, estatura desproporcionalmente elevada, aracnodactilia e leve deslocamento do cristalino. Seu pai faleceu subitamente durante um exercício físico. Dra. Patrícia desconfiou de uma possível alteração genética no gene que codifica a fibrilina-1. Solicitou, então, um ecocardiograma que evidenciou uma dilatação da aorta ascendente com regurgitação aórtica. Em que patologia Dra. Patrícia deve ter pensado?
Mulher de 27 anos, com histórico de litíase renal, é submetida à ecografia abdominal que demonstra nódulo hepático. É submetida, então, à ressonância magnética, que diagnostica hiperplasia nodular focal de 5 cm de diâmetro no lobo direito do fígado. Refere uso de anticoncepcional oral. A conduta mais adequada nessa situação é:
Considere as assertivas abaixo sobre encefalopatia hepática. I - Asterixe e retardo psicomotor são manifestações características da doença, mas sua ausência não exclui o diagnóstico. II - Na insuficiência hepática crônica, a encefalopatia hepática pode ser subclínica, havendo apenas leve alteração de cognição. III - Sangramento gastrointestinal, ingestão excessiva de proteínas, constipação, desequilíbrios hidroeletrolíticos e infecções são fatores precipitantes da doença. Quais são corretas?
Adolescente, 15 anos, procurou o serviço de saúde com queixa de dor abdominal, predominante em hipocôndrio direito, náuseas e vômitos. Refere também fezes esbranquiçadas e urina escura. Ao exame físico mostra-se hipocorada +/6+, ictérica +/4+, com dor à palpação superficial e profunda em hipocôndrio direito e IMC= 38. Sem outras alterações ao exame. A hipótese diagnóstica mais provável é
Compartilhar